Barco água-arriba “Lanhezes” dotado de plataforma

A réplica do barco água-arriba batizado com o nome de “LANHEZES” construído artesanalmente pelo lanhesense popularmente conhecido pela alcunha de Caninhas há cerca de sete anos, está agora acostado a uma plataforma flutuante em madeira com acesso através de uma passadeira metálica gradeada, numa iniciativa da Junta de Freguesia, que surpreendeu pelo secretismo que a envolveu. A instalação da estrutura decorreu no dia 23 do corrente coincidindo com a fase efervescente da campanha eleitoral para as autarquias.

O “LANHEZES”, como é sabido, é uma reposição inédita da antiga embarcação típica do rio Lima que se deslocava à força da vara usada pelo barqueiro, das marés e da vela quadrangular redonda levantada no mastro único quando o vento dava, desempenhando serviço relevante de transporte de pessoas e bens desde a Ponte da Barca à foz em Viana do Castelo. A partir da segunda metade do século passado, a tradicional embarcação perdeu a competição com as transportadoras rodoviárias tendo desaparecido rapidamente da circulação.

O “LANHEZES”, construído pelo Caninhas, foi uma reconstituição inédita de sucesso do tradicional água-arriba até há dois anos, havendo agora um segundo modelo com idênticas características ao serviço turístico da Câmara de Ponte de Lima com êxito comprovado e cuja criação se deve também ao hábil artesão lanhesense Caninhas, coadjuvado pelo seu amigo e conterrâneo Amélio Pereira, e que entretanto foi abordado para aceitar construir mais uma segunda réplica do barco, proposta que o hábil artesão (e pescador de lampreias) está a ponderar. Atualmente, o Caninhas faz de piloto do água-arriba “Ponte de Lima”, de guia turístico e encarregado da manutenção, em completo regime de voluntariado e sem custos pelo trabalho prestado na construção. O “LANHEZES”, desde há já alguns anos, não é usado com a mesma frequência e idêntico fim, que lhe foi dado após o seu lançamento, tendo vindo a ser utilizado apenas esporadicamente em pequenos percursos e com reduzido número de ocupantes.

O que agora se espera é que a renovação do súbito interesse e entusiasmo tido para com a castiça embarcação não esmoreçam para que não seja obrigação aguardar por outras eleições para o salvar de desastrosa submersão.

ELEIÇÕES
Filipe Rocha, do grupo de “Cidadãos Independentes por Lanheses” foi eleito presidente da Junta.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.