Decorreu, no último sábado, uma sessão de agradecimento a todos os beneméritos que contribuíram para a aquisição do Mamógrafo Digital com Estereotaxia que a Liga dos Amigos ofereceu ao Serviço de Radiologia do Hospital de Viana do Castelo, para diagnóstico e controlo de Cancro da Mama nas Mulheres.
Com o Auditório do Hospital cheio de Voluntários e Amigos do Hospital, a sessão iniciou-se com o pagamento da última prestação à empresa fornecedora do equipamento, cujo custo final orçou em 92.250 euros.
Confrontada com as deficientes condições oferecidas pelo velho mamógrafo existente no Hospital, que obrigava as Mulheres com Cancro da Mama a penosas deslocações ao Porto, a Liga dos Amigos iniciou, há seis meses, a campanha de angariação de fundos para adquirir um moderno Mamógrafo, com cartazes, panfletos, página nas redes sociais, apelos na comunicação social e contactos pessoais do grupo de voluntários da Liga.
Até agora foram recebidos 424 contributos individuais e coletivos, de montantes entre dois euros e dezenas de milhares de euros, a quem a Liga agradeceu e passou os correspondentes recibos para efeitos fiscais.
Nos termos dos Estatutos da Liga, os dadores de montantes superiores a dois salários mínimos por ano são distinguidos com um Diploma de “Amigo do Hospital Benemérito”, galardão que foi atribuído a três empresas, a uma entidade bancária, a três grupos de cidadãos e a uma benemérita individual que há vários anos contribui substancialmente para as atividades da Liga dos Amigos do Hospital.
Além do agradecimento aos empresários vianenses Manuel Painhas e António Parente, foi alvo de destaque o fundador da Enercon, Aloys Wobben, que respondeu prontamente ao apelo do presidente da Liga, tal como aconteceu com a Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste.
Mas como a falta de espaço nas atuais instalações condiciona ainda o pleno funcionamento do mamógrafo oferecido, Defensor Moura apresentou aos visitantes, as obras que a expensas da Liga se iniciaram para a transferência do bar, com o objetivo de libertar a área de expansão do Serviço de Radiologia do Hospital.
Com esta intervenção e mais a participação no apetrechamento da nova Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente, a Liga dos Amigos vai investir mais de 30 mil euros na melhoria dos serviços hospitalares, graças aos contributos regulares dos seus Amigos Beneméritos.