Um grupo de amigos vai percorrer o país, em bicicleta, em protesto com a exploração do lítio. O Transtuga, um grupo de 10 amigos praticantes de BTT sai Viana do Castelo e chegará a Sagres, ao fim de percorrer 3.900 quilómetros.
João Cruz, porta-voz do grupo explicou, à agência Lusa, que o objetivo é aliar a “paixão” pela prática da modalidade” e alertar o país para a “destruição que a exploração de lítio implica”. “O desenvolvimento não pode ser feito a todo custo”, frisou.
O grupo vai partir da cidade de Viana no próximo sábado, atravessando o país desde Rio de Onor, em Bragança, até Sagres, no Algarve.
O trajeto inclui, segundo aquele, a passagem por “recônditas aldeias, sempre no interior junto a fronteira. Em cada localidade em que pararmos exibiremos uma faixa com a palavra de ordem: Não à exploração de lítio em Portugal”, explicou João Cruz.
Em 2016 o grupo fez os três Caminhos de Peregrinos (Caminhos de Santiago, Aragonês, Francês e Português). Em 2017 completou a travessia dos Pirenéus, desde o Mediterrâneo até ao Atlântico, e em 2018 pedalaram entre a Alemanha e Itália.