O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai proceder amanhã, dia 19, à entrega de 200 bicicletas no âmbito do projeto U-Bike. A cerimónia, que contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, irá decorrer na Biblioteca Barbosa Romero, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, foi o intuito do IPVC quando apresentou a candidatura ao projeto U-Bike Portugal.
Ao todo são 200 bicicletas (160 elétricas e 40 convencionais) a ser disponibilizadas a toda a comunidade académica: estudantes, estudantes Erasmus e internacionais, funcionários e professores. A “Bira IPVC” vai circular pelas seis escolas do IPVC situadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço.
Carlos Rodrigues, vice-presidente do IPVC, sublinha a importância deste projeto para o Alto Minho: “Sendo o objetivo do projeto a sensibilização da academia e, através da academia, a sociedade em geral, para a necessidade de se substituir a mobilidade assente nos combustíveis fósseis para uma mobilidade “suave”, com economia das emissões de carbono, a presidência, partilhando essa preocupação e os objetivos do projeto aderiu de imediato ao mesmo”.
Carlos Rodrigues realça, ainda, o contributo no combate ao sedentarismo e à prática de hábitos saudáveis.
“Bira IPVC”
Batizada de “Bira” a bicicleta, que o IPVC vai passar a disponibilizar a toda a comunidade académica apresenta no seu símbolo a variação das suas seis escolas.
Os pneus, de tonalidade verde, representam as questões ambientais e ecológicas, que estão na base do projeto.
Juntamente com a “Bira” os utilizadores vão ainda receber um capacete, um cadeado, uma minibomba, um Kit de ferramentas e um Kit de remendos.
Como funciona?
As 200 bicicletas são entregues mediante candidatura. As bicicletas podem ser entregues por um ou dois semestres mediante os requisitos definidos em regulamento.
Terão prioridade todos os candidatos que se propuserem efetuar o maior número de quilómetros e reduzir assim o uso de outros transportes.
Os utilizadores têm como obrigatoriedade fazer a contagem mensal dos quilómetros percorridos, assim como garantir a manutenção da bicicleta.
O único pagamento que os utilizadores têm que assegurar é o do seguro de responsabilidade social, acidentes pessoais e de furto ou roubo da bicicleta no valor de sete euros para as elétricas e cinco euros para as convencionais.