Bispo da Diocese esteve na Festa de São Nicolau 

Realizou-se na nossa paróquia, de 27 de novembro a 06 de dezembro, a Festa em Honra de São Nicolau, o padroeiro de Mazarefes.

Venerado pela sua forte dimensão caritativa, São Nicolau faleceu no ano de 343, enquanto Bispo de Myra, mas a sua história prevalece e estará na origem da figura do Pai Natal, popularizada mundialmente desde a década de 1930.

A convite do Sr. Padre Fábio, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Jovens da Boa Nova assumiu o papel de comissão de festas de São Nicolau e revelou a sua tenacidade em concretizar um programa caracterizado pela simplicidade e devoção aos atos religiosos, empenhando-se em promover uma melhor preparação da comunidade paroquial para a vivência do autêntico espírito do Natal.

Para além da novena em honra de São Nicolau, o caridoso e defensor da fé, as festividades salientaram-se pela realização de duas eucaristias solenes presididas pelo Exmo. Reverendíssimo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, muito participadas pela comunidade paroquial.

Após o falecimento de D. Anacleto Oliveira, na sequência de um despiste de automóvel a 18 de setembro de 2020, D. João Lavrador tomou posse como Bispo da nossa diocese a 28 de novembro de 2021, tendo sido esta a sua primeira visita à paróquia de São Nicolau de Mazarefes.

Primeiro, no dia 02 de dezembro, presidiu a eucaristia das 18h30 onde se realizou a celebração do Crisma por parte de 28 jovens adultos. A comunidade paroquial testemunhou com afeição e esperança a unção do Crisma e a imposição das mãos do Sr. Bispo a este grupo significativo de paroquianos, que pela força do Espírito Santo, e pelo exemplo de vida de São Nicolau é convocado à partilha e à alegria no anúncio do Evangelho.

O patrono dos estudantes foi, também, lembrado e louvado pelos estudantes universitários mazarefenses que compareceram, nesta mesma eucaristia, para agradecer a sua proteção no percurso académico. D. João Lavrador usou o bordão de São Nicolau para lhes conceder a bênção. 

Já no dia 06 de dezembro, pelas 21h, o Sr. Bispo presidiu à eucaristia solene em honra de São Nicolau. Após a solenidade, foi D. João a protagonizar a partilha dos “Tesouros de São Nicolau” – as moedas de chocolate que distribuiu a toda a comunidade presente, num gesto simbólico para lembrar um dos mais famosos episódios da vida do santo, em que terá salvo da possibilidade da prostituição três irmãs muito pobres, atirando-lhes moedas de ouro pela lareira onde geralmente secavam as meias.

Ao longo dos vários dias de festa houve diversos momentos de animação que, à semelhança do primeiro ano, permitiram agregar os paroquianos com muito convívio e alegria, resultando ainda em formas de angariação de fundos para suportar as despesas e arrecadar o excedente. Desta vez, mediante a generosidade possível, o apelo lançado pelo Sr. Padre Fábio visou a colocação de um vitral na nossa igreja paroquial.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.