Decorreu, a 15 de outubro, a sessão de abertura da Escola do MCC (Movimento dos Cursilhos de Cristandade) da Diocese de Viana do Castelo, que teve lugar no Centro Paulo VI, em Darque e foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.
A sessão iniciou-se com a celebração de uma Eucaristia, presidida por D. Anacleto e concelebrada pelo monsenhor Manuel José Vilar, diretor da Escola, e padre Torres Lima, assistente espiritual do Movimento.
Na homilia, D. Anacleto lembrou que se estava a celebrar a memória de Santa Teresa de Ávila, cuja vida se enquadra bem na dinâmica dos Cursilhos de Cristandade, pois cada Cursilhista encontra-se com Deus, através de um encontro íntimo com Jesus Cristo e, como dizia Santa Teresa, “O amor pode amor” .
Finda a Eucaristia, o diretor da Escola, monsenhor Manuel José Vilar, enumerou cada um dos temas e seus palestrantes, para as 13 sessões, que se centram este Ano Pastoral no grande tema da Evangelização, seguindo a orientação que nos foi apontada pelo Bispo, com a sua recente Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza” que deverá ser seguido por toda a Diocese.
A presidente do MCC, Conceição Ponte, usou da palavra para vincar a riqueza e oportunidade dos temas e lembrou que, por sugestão do Bispo, a Escola vai ser aberta a não Cursilhistas, ou seja, a todas as pessoas que queiram enriquecer a sua formação na fé.
Encerrou a sessão de abertura da Escola o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, que, referindo-se ao Calendário da escola apresentado e distribuído a todos os presentes, referiu: “Têm aqui um excelente trabalho de Teologia e é pena que só fique confinado aos Cursilhistas dada a riqueza Teológica dos temas, que foram muito bem escolhidos”.
D. Anacleto terminou informando os Cursilhistas presentes, «que enchiam literalmente a Capela Grande do Centro Paulo VI», que, em dezembro, sairá a primeira edição da nova tradução da Bíblia, que será ainda enriquecida com o contributo dos Cristãos.
A próxima Sessão de Escola terá lugar já na próxima segunda-feira, dia 29, e será palestrante D. Anacleto Oliveira, que apresentará a sua nova Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza”. J.B.