O Bloco de Esquerda está a organizar o roteiro pela justiça climática, inciativa que percorrerá todos os distritos do nosso país, com intervenções, caminhadas, concertos, cinema e debates sobre a planificação ecológica que responde à crise climática e à evolução caótica do capitalismo fóssil.
Nos próximos dias 01 e 02 de julho decorrerá no Minho. O Roteiro instala-se em Viana do Castelo, com o concerto “não há planeta B”, com as bandas vianenses, O simples Mente & Marrquise e Youth Yard, com a abertura de Catarina Martins, na Praça da Erva, na noite de sexta-feira, 01 de julho.
No dia seguinte será apresentada uma pequena mostra de Cinema pelo Clima, a decorrer entre o final de tarde e a noite de sábado, no Cinema Verde Viana. Pelo meio, o Roteiro vai a Braga, onde tratará do tema dos transportes urbanos no quadrilátero urbano Braga-Guimarães, Barcelos-Famalicão.
Na marcha que juntará Braga a São Pedro de Merelim, será inaugurada uma estação para o futuro e, no final do percurso, depois do almoço convívio na praia fluvial de Merelim, serão debatidas as estratégias para cidades sem carros e com transportes públicos gratuitos. Estará presente uma delegação do Bloco Nacionalista Galego que governa o município de Pontevedra há mais de vinte anos.
A cidade é um exemplo internacional por ter retirado com sucesso o trânsito de automóveis do centro urbano e desenvolvido inovadores sistemas de mobilidade sustentável.