Com absoluto rigor é o termo adequado para enquadramento na época que estamos presentemente a viver, sem a menor réstia de dúvida receber a boa nova neste inverno frio e molhado de 2019 em pleno ciclo festivo, até nos aquece, não nos aquecendo exteriormente, claro, aquece-nos e de que maneira o nosso interior, porque esta boa nova que a Câmara Municipal deu a Carreço ao deliberar a aprovação por UNANIMIDADE a proposta de DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA (DUP) – CONSTRUÇÃO DE PASSAGEM DESNIVELADA – CARREÇO, para ser construída a passagem desnivelada das “Cachadas” tendo como objetivo a redução da sinistralidade nos atravessamentos do caminho de ferro e melhorar a segurança e acessibilidades de trânsito rodoviário e peões, sempre a defendemos na Assembleia de Freguesia durante os vários mandatos da presidência anterior.
No dia 25 de novembro, a pedido da Câmara Municipal de Viana do Castelo a Assembleia Municipal debateu e votou este assunto. Antes da votação, o presidente de Junta de Freguesia de Carreço, Eng. João Pinho disse que “se atrevia a fazer uma breve contextualização histórica, dando a conhecer ao órgão deliberativo do Município as motivações e os benefícios da passagem desnivelada em questão”. Acrescentou: “há cerca de quinze anos, por opção dos protagonistas políticos da freguesia à época, foi decidido construir uma via alternativa, com ligação às duas passagens desniveladas mais próximas, suprimindo-se consecutivamente a Passagem de Nível”.Defendeu também que analisados os factos e pesados todos os pontos fortes e fracos, encontrou-se a opção da Passagem Desnivelada, para a qual solicitou a Declaração de Utilidade Pública, a qual, depois de devidamente estudada e fundamentada pelos técnicos camarários, constitui a opção UNANIMEMENTE aceite pela população carrecense, pela sua Junta de Freguesia e, atreveu-se a dizer, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Argumentou com pesar, que a futura Passagem Desnivelada substituirá a última passagem de nível rodoviária do concelho, local onde ocorreram diversos acidentes, alguns com consequências desastrosas.
Concluiu com a mesma postura elucidativa com que iniciou a intervenção dizendo que, de forma direta a obra em causa modificará inequivocamente a acessibilidade a aproximadamente 70 fogos (num total de 130 habitantes), a qual passará a acontecer com perfeita segurança, tanto para veículos como para peões. De forma indireta, melhorará as acessibilidades a outros tantos fogos/habitantes, a uma grande extensão da zona florestal e a diversos pontos do interior da Freguesia de Carreço. Por tudo o que foi explicitado, apelou aos ilustres membros da Assembleia Municipal a aprovação da “Declaração de Utilidade Pública (DUP) – Construção de Passagem Desnivelada – Carreço”, a bem da Freguesia de Carreço, do concelho de Viana do Castelo e de Portugal.
A Assembleia Municipal ouviu atentamente e compreendeu as razões do Presidente da Junta de Freguesia de Carreço, pois, votou favoravelmente a proposta, a qual foi aprovada também por UNANIMIDADE.
É esta a BOA NOVA que alegra todos os carrecenses de boa fé, todos os que sempre lutaram, acreditaram e disseram que a construção do viaduto das Cachadas seria uma realidade para servir os interesses da população e não pelo contrário, servir interesses dúbios com a sua não construção.