18 de janeiro de 1970 foi o dia escolhido por Avelino Ribeiro Vaz e Rosa Ascensão Rodrigues de Matos. Ele de 23 anos de idade, natural da freguesia de Mazarefes e ela de 21 anos, natural de Vila Franca, escolheram para, após três anos de preparação (namoro), assumirem, através do matrimónio, a responsabilidade de se amarem, respeitarem, até ao resto das suas vidas, aceitar, generosamente, os filhos e educá-los, segundo valores e princípios caros à sociedade e à religião que professavam e professam, a católica.
Cinquenta anos passados, quiseram recordar essa data comemorando as bodas de ouro matrimoniais, renovando os votos então efetuados, em cerimónia realizada na igreja paroquial de Vila Franca, a mesma que os acolheu em 1970.
Findas as cerimónias religiosas, o casal, juntamente com os seus três filhos, dois netos, demais familiares e alguns amigos mais próximos, terminaram o dia em alegre convívio, que ficará, para sempre, guardado nas suas recordações. Como nos confidenciou a Dª Rosa, foi uma cerimónia muito bonita, que refletiu a imensa felicidade que lhes ia na alma.
Endereçamos os mais sinceros parabéns ao casal, a quem desejamos uma longa e feliz caminhada, dentro do rumo que veem seguindo desde 18 de janeiro de 1970.