Nos próximos sábado e domingo, dias 21 e 22, as cidades europeias cerâmicas, entre as quais Viana, organizam eventos e atividades para chamar a atenção dos cidadãos europeus para a cerâmica.
Em Portugal são várias cidades e vilas cerâmicas que se associam a esta iniciativa – entre as quais Viana do Castelo – levada a cabo originalmente pelas cidades cerâmicas italianas e que vão realizar nos próximos dias iniciativas que vão desde experiências produtivas com este material a visitas a museus, oficinas e ateliers de todo o país.
No nosso país, a iniciativa é liderada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC), que comemora no dia 27 de maio o seu quarto aniversário com uma visita ao centro cerâmico do Fundão, seguido da realização da tradicional Soenga, processo de cozedura do Barro Preto, que se realizará em Molelos, nos arredores de Tondela, nos dias 28 e 29.
A AptCVC é constituída atualmente por 22 municípios portugueses onde estão os principais centros oleiros e cerâmicos e participa no Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas, a maior rede europeia de cidades dedicadas a uma temática, que chega quase às duas centenas, englobando Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Portugal.
Portugal é o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa, logo a seguir à China, o que torna a cerâmica portuguesa uma das mais importantes nas casas e nas mesas da população mundial, muitas vezes vendida no mercado com marcas estrangeiras.