Bombeiros Municipais celebram 239 anos

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo celebraram o 239 aniversário na manhã de 22 de março. A cerimónia contou ainda com a entrega do “machado de guerra” aos 12 novos recrutas.

Presente na cerimónia, o autarca vianense anunciou que “estamos a pensar lançar uma nova recruta de 12 elementos”. José Maria Costa falou ainda da intervenção nas infra-estruturas do Quartel, no valor de 300 mil euros, e ainda da possibilidade de aumentar as instalações, no próximo ano. Esse aumento permitirá criar, entre outros, um espaço para o espólio museológico.

“Hoje é um dia bonito para os Bombeiros, mas também para a cidade”, referia o edil vianense. Antes da sessão solene decorreu uma visita pelo “museu” da Corporação percorrendo a história da instituição, desde as bombas mais rudimentares até às novas soluções tecnológicas. A visita foi conduzida pelo Chefe Cruz.

“Os riscos são diferentes e a nossa primeira preocupação é ter formação e recursos com capacidade”, manifestava José Maria Costa. Acrescentando ainda um novo projeto que vai entrar em funcionamento em breve. A “Aldeia Segura” criará áreas mais seguras em sete pontos do concelho, sobretudo na margem norte do rio Lima, e que vai apoiar as populações em caso de incêndio ou outras catástrofes naturais. A Tânia Silva e o Bruno Pereira serão os bombeiros que farão esse trabalho no concelho.

O autarca socialista lembrou ainda a atualização do Plano Diretor Municipal da Floresta contra Incêndio que deverá acontecer até ao final de abril. “Este é um instrumento de planeamento, mas também operacional”.

Antes da sessão solene foi inaugurada uma exposição com algum do espólio . No Quartel estão disponíveis para apreciação bombas de incêndio (Braçais) de 1787, 1852, 1854, 1856 e 1913.

Com 239 anos, a Corporação conta atualmente com 62 bombeiros profissionais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.