Bombeiros Voluntários assinalam aniversário e atribuem medalhas a bombeiros e instituições

No último sábado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana completou 142 anos e a cerimónia solene foi presidida por José Luís Carneiro. O ministro da Administração Interna frisava que “o valor da Corporação é essencial na Proteção Civil”.

“Os bombeiros voluntários constituem o cerne da estrutura nacional de Proteção Civil e são uma expressão da solidariedade automática”, dizia o governante. Adiantando que o Governo tem o compromisso de reforçar o financiamento das associações humanitárias. Dando conta de que de 2022 para 2023 houve um aumento do financiamento superior a 6%. Este ano, o valor global é de 31,7 milhõres de euros.  José Luís Carneiro assegurou também que no distrito de Viana do Castelo existem 19 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), mas o objetivo é chegar às 24. 

“Esta Associação recebia, em 2015, cerca de 70 mil euros e está a receber agora 90 mil euros do financiamento permanente”, salientava o governante. Argumentando que “tem havido um esforço de reforço do financiamento das associações humanitárias por três vias: DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais); pela via da consituição das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e pela via do reforço do financiamento permanente”.

O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros lembrava a vontade de criar um estatuto de bombeiros para todo o distrito. Germano Amorim salientava que “é urgente sentarmo-nos e que as coisas funcionem de forma mais oleada”.

“Há 142 que protegemos o que mais amamos: as nossas gentes e o território”, dizia o presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana. David Lourenço lembrava ainda ao aumento nas despesas da Associação. “As despesas de funcionamento das associações atingiram valores que comprometem, de forma crescente, as situações financeiras. O objetivo mais permente desta direção passou a ser combater o sub financiamento que tem existido ao longo dos anos”, referia. Adiantando que “a direção tem apostado na angariação de fundos e novos associados, cujo número tem vindo a crescer”. Frisando ainda a nomeação de um comandante a tempo inteiro, como um dos propósitos da direção. 

Na cerimónia foram condecorados os seguintes elementos da Corporação: Miguel Sá (título póstumo); Cândido Carvalho; José Valença; Luciano Moure (título póstumo); António Teixeira; José Carvalho; João Borlido; David Lourenço; Joaquim Escaleira; Ricardo Felgueira; José Marques; Hirondina Machado; José Sousa; Bruno Alves; Domingos Soares; Sandra Gomes; Tiago Rocha; Carlos Araújo; Paulo Camelo; Márcio Pinto; Vânia Reis; Cristina Soares; Manuel Casal; Francisco Vieira; Vítor Silva; João Reis. 

Foi ainda atribuído o crachá de ouro ao Município de Viana e uma medalha de agradecimento ao benemérito José Gonçalves.

Cidália Meirim Rodrigues

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.