A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, na última reunião de Câmara, a abertura de um procedimento concursal para Bombeiros Municipais. A medida foi aplaudida por dezenas de bombeiros presentes na sessão, que decorreu no Salão Nobre, no dia 16 de maio.
Vítor Lemos, que presidia à reunião de Câmara, enquanto o edil vianense estava em viagem, explicava que “o novo Estatuto do bombeiro ainda não foi aprovado”, contudo, o Município de Viana “decidiu abrir o concurso para os bombeiros municipais que cumpram os requisitos”. Apenas podem concorrer elementos de Viana.
Na explicação dizia-se que “durante os últimos anos, as entidades detentoras de corpos de bombeiros profissionais estiveram impedidas da abertura de concursos de promoção, por imperativos legais”.
O concurso é destinado a chefe, subchefe, bombeiro de 1.ª classe e bombeiro de 2.ª classe.
O bombeiro Miguel Caramacho referia, aquando da intervenção do público, que “congratulamo-nos pela abertura do concurso que leva um atraso de 10 anos”. Pedindo que o concurso fosse “célere” e agradecendo a “abertura ao diálogo”.