O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e Manuel António Vitorino, responsável pelo Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) assinaram, no dia 15 de maio, o protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitirá apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de 50 mil euros.
Assinado durante uma visita à freguesia de Castelo do Neiva, o protocolo tem por objetivo o estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o Município de Viana do Castelo e o GRECANE, para a realização das obras de remodelação das suas instalações, correspondente à primeira fase, e estabelece o regime do apoio financeiro concedido pelo Município ao GRECANE.
O GRECANE é uma associação cultural da nossa freguesia, com provas dadas no que se refere às tradições populares da região de Viana, e com o seu Grupo Folclórico tem sido um digno embaixador de Castelo do Neiva e de Viana do Castelo pelo país e pelo mundo.
Ministro do Mar
O ministro do Mar inaugurou no dia 22 de maio a empreitada de modernização do portinho, os arrumos e aprestos e o novo edifício da lota de Castelo do Neiva. Os investimentos, no valor de 1.5 milhões de euros e 734 mil euros respetivamente, fazem parte das intervenções da Polis Litoral Norte que, só na freguesia de Castelo do Neiva, já investiu mais de seis milhões de euros.
Esta foi a intervenção de boas-vindas do presidente da Junta de Castelo do Neiva, Paulo Torres: “Exmo Sr. Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos;
Exma Sra. Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho;
Exmos presidentes de Câmara José Maria Costa e Benjamin Pereira;
Exmo presidente do Conselho de Administração da Pólis Litoral, Pimenta Machado;
Exmos representantes da Docapesca;
Exmo Comandante do Porto de Viana do Castelo.
Deixo-vos aqui um especial cumprimento, extensível a todos os presentes: colegas da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia, pároco da Freguesia, presidentes das Associações de Castelo do Neiva presentes, e principalmente a todos os pescadores desta terra.
É com muito gosto que vos dou as boas-vindas a esta terra plantada entre o rio Neiva e este imenso mar azul. Mar este que alimenta as gentes que tiveram a felicidade de cá nascerem ou que escolheram esta freguesia como sua casa.
E é para esta gente, que se alimenta deste mar, que cá estamos hoje. Hoje é o culminar de muito trabalho e por isso quero também deixar uma referência à equipa técnica da Pólis Litoral, às empresas de construção e a todos os profissionais que deixaram a sua marca nestas obras.
Uma palavra final para os pescadores, pois este espaço e estas construções são para eles.
Há muito que desejavam estas condições, há muito que todos nós esperávamos assistir a este momento. E hoje é o dia!
Termino lembrando todos aqueles nossos familiares, nossos conhecidos e nossos amigos, pescadores de Castelo do Neiva, que nunca à praia chegaram… e que nos deixam tantas saudades. É também, este momento, a minha homenagem para eles.
Muito obrigado!”.