Câmara corta vegetação

A Câmara de Viana desbastou o feno na praia da Arda e levantou uma onda de protesto.

A contestação surgiu no período aberto ao público na Assembleia de Freguesia, quando lamentaram o facto da ação de  limpeza de vegetação ao longo do passadiço de cerca de 200 metros da praia da Arda. 

Os trabalhadores, além do corte da vegetação infestante, cortaram também uma mancha significativa de feno. Esta é uma vegetação autóctone que é um fixador das areias, perante a força dos ventos. A situação contribui para a fragilização da duna primária, já que sem esta proteção, as areias vão-se movimentar com maior facilidade, numa área sensível do litoral da freguesia.  

Nome da praia

Na Assembleia de Freguesia de Afife, o público interveio para lamentar e exigir, que de uma vez por todas se deixe de chamar praia da Mariana à praia da Arda. Foi referido que várias organizações que levam a efeitos eventos nesta praia teimam em apelidar a mesma de “Mariana” e mesmo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no seu site e Facebook, também usa essa referência. Foi exigido que se tome uma posição firme, para que tal não volte a acontecer. 

A autarquia afifense comprometeu-se a expor esta situação ao executivo municipal, para que tal não volte a suceder. Foi referido também que chamar praia da Mariana, a um local que tem outro nome há muitos anos é insultar aqueles que estão e os que já partiram e que sempre quiseram manter e dar a conhecer, os nomes dos vários espaços da freguesia.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.