Câmara investe 1,389 milhões no viaduto das Cachadas

Na passada sexta-feira, 09 de abril, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, visitou a empreitada de construção da passagem desnivelada das Cachadas, no lugar de Carreço, num investimento de 1,389 milhões de euros. Foi acompanhado do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, pelos vereadores do PS na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, Carlota Borges, Ricardo Carvalhido e Ricardo Rego, pela Junta de Freguesia de Carreço, presidente, João Pinho, secretário, Torrinhas Amaro e tesoureira, Elisabete Mesquita, representantes da empresa construtora ABB e também por representantes das Infraestruturas de Portugal.

A obra deverá estar concluída dentro de seis meses, no mês de setembro, e pretende reforçar a segurança ferroviária da Linha do Minho e o fluxo rodoviário na freguesia em articulação com a estrada nacional.

É nosso dever lembrar que, para o local, estava previsto um restabelecimento viário alternativo a esta passagem desnivelada, alternativa essa defendida acerrimamente pelo anterior presidente da Junta de Freguesia de Carreço, Viana da Rocha, chegando este a afirmar em sessão de Assembleia de Freguesia que o local não oferecia condições, em altura, para construir um viaduto. Pelo contrário, a atual autarquia, presidida por João Pinho, optou desde a primeira hora, com o total apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, por uma passagem desnivelada à Linha do Minho, ao KM 87,602, nas Cachadas.

Trata-se de uma obra que pretende dar resposta às necessidades de mobilidade da freguesia, nomeadamente aos utilizadores da Rua das Cachadas e interior da nossa freguesia. A empreitada implica a recuperação de arruamentos, pavimentos e sinalização da passagem desnivelada para a supressão da atual passagem de nível.

A intervenção inclui trabalhos como demolições e movimento de terras para criação das plataformas, pavimentações, águas pluviais e sinalização adequada. O perfil transversal da passagem inferior terá uma faixa de rodagem com duas vias de trânsito, sendo uma para cada sentido. A faixa terá 5,50 metros, acrescida de valetas com 0,60 metros de cada lado, sendo que, cada via terá 2,75 metros. Do lado sul da faixa de rodagem está prevista a execução de um passeio com 1,50 metros.

É pertinente lembrar e simultaneamente dissipar dúvidas que, em junho de 2005, foi assinado entre o Município de Viana e a antiga Refer um protocolo que visava a eliminação de todas as passagens de nível, processo em que as duas entidades investiram mais de 15 milhões de euros. Este protocolo permitiu a construção total de 14 novas passagens desniveladas e o encerramento definitivo ou parcial de uma dezena de atravessamentos, num processo concluído em 2010. No referido protocolo a passagem de nível das Cachadas não foi englobada, porque a autarquia de Carreço de então, não quis, mas como diz o nosso povo, “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”.

Um dia marcante para Carreço, este do arranque das almejadas obras da passagem desnivelada das Cachadas, encontrarem-se entre nós todas as individualidades já referidas, foi uma honra, às quais Carreço muito agradece a sua presença, prova evidente que a nossa Freguesia avança no rumo certo ao futuro, com objetivos infraestruturais necessários e claros ao serviço de toda a Freguesia de Carreço.

Bem-haja quem assim pensa e age em benefício de toda a comunidade carrecense, dando lições sublimes a quem exerceu com despotismo o poder e relegou para as catacumbas uma obra de carência extrema e de envergadura da passagem desnivelada das Cachadas, mas graças a Deus a obra está a nascer.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.