O secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho esteve em Arcos de Valdevez para presidir à sessão de assinatura de protocolos para apoio à valorização e desenvolvimento do mundo rural que envolve várias instituições, no valor global de 63500,00€.
O protocolo para o fornecimento de carne de cachena para ser servida nos refeitórios escolares, durante o ano letivo 2022/2023 envolve o Município, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e a UNISELF.
O outro protocolo de colaboração destina-se ao fomento da Produção Pecuária no concelho de Arcos de Valdevez, e envolve a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez. Este acordo prevê um apoio financeiro aos agricultores como forma de incentivo à produção pecuária correspondente a 50% dos custos com a vacinação dos bovinos, ovinos e caprinos. Atualmente este protocolo abrange mais de 15.000 efetivos de bovinos, caprinos e ovinos, e envolve cerca de 1000 explorações agrícolas.
Para a autarquia o desenvolvimento rural é um dos pilares do desenvolvimento sustentável, por isso tem vindo a promover várias iniciativas de valorização e promoção do mundo rural.
Para João Esteves, presidente da Câmara Municipal, “este dinamismo só é possível porque o Município tem uma rede de parceiros ativa, empenhada na melhoria das condições do mundo rural”.