A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai garantir o apoio técnico e a manutenção necessários à vasta infraestrutura tecnológica às atividades letivas nos sete agrupamentos escolares do concelho, nomeadamente Abelheira, Arga e Lima, Barroselas, Monte da Ola, Monserrate, Pintor José de Brito e Santa Maria Maior. Através de protocolos de colaboração firmados entre o Município e os agrupamentos, a autarquia garante suporte a todo o equipamento distribuído pelas escolas EB 2,3 e secundárias.
Nas propostas é referido que a construção de uma sociedade digital tem sido identificada como uma oportunidade para reinventar o funcionamento e a organização das escolas, contribuindo para o desenvolvimento de contextos favoráveis à inovação e ao conhecimento que estimulem a criatividade e que permitam, cada vez mais, o acompanhamento à distância da sala de aula.
Recorde-se que, em março do ano passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu e entregou equipamentos diversos para renovar e apetrechar as bibliotecas escolares, nomeadamente 90 computadores, 45 portáteis e 45 projetores, numa aposta na promoção do livro e da leitura, permitindo dotar de melhores condições o apoio às atividades letivas.
Assim, ao Agrupamento Escolar da Abelheira foram entregues oito computadores, quatro portáteis e quatro projetores, que foram distribuídos pelas diferentes escolas. Ao Agrupamento Escolar de Monserrate foram entregues 14 computadores, 7 portáteis e 7 projetores, também para serem distribuídos pelas escolas.
Para o Agrupamento Escolar de Arga e Lima foram adquiridos 10 computadores, cinco portáteis e cinco projetores e para o Agrupamento de Barroselas foram comprados também 10 computadores, cinco portáteis e cinco projetores.
Já para o Agrupamento do Monte da Ola foram selecionados 28 computadores, 14 portáteis e 14 projetores. Para o Agrupamento Escolar de Santa Maria Maior foram adquiridos seis computadores, três portáteis e três projetores. Já para o Agrupamento Pintor José de Brito foram selecionados entregues 14 computadores, sete portáteis e sete projetores. Foram ainda substituídos 16 projetores de quadros interativos que necessitavam de substituição.
Antes, em contexto de pandemia, a autarquia já adquirira 600 portáteis e 668 hotspots para ligação à internet, para apoiar o ensino à distância dos estudantes com alunos identificados do escalão A e B com carências económicas. A entrega foi feita aos agrupamentos de escola em regime de cedência para depois serem emprestados aos alunos.