Caminha associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Caminha associou-se à “Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril” patrocinando, juntamente com outras entidades, a edição especial do livro “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, com fotografias e coordenação do fotógrafo Alfredo Cunha. A parceria permitiu trazer para o concelho um conjunto de importantes iniciativas, que integrarão o programa de comemorações da Revolução dos Cravos, a realizar até final deste ano. A Câmara pôde também adquirir, no quadro desta relação, por um preço simbólico, 120 exemplares, que desde já enriquecem o espólio municipal.

Entidades diversas, entre elas várias câmaras municipais, juntaram-se num projeto que preserva, para memória futura, testemunhos fotográficos e outros, reunidos numa edição especial de “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, com fotografias e coordenação de Alfredo Cunha; textos de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes, e Fernando Rosas; gravuras de Alexandre Farto / Vhils e prefácio de Luís Pedro Nunes.

Esta parceria permitiu, como referimos, adquirir para o Município, a preço simbólico (cerca de metade do preço de capa), 120 exemplares do livro, uma edição especial de 28.5cmx28.5cm, cujo custo unitário é de 150 euros.

Esta associação da Câmara Municipal à edição trouxe outros benefícios, entre eles o direito de exibição pública de três filmes produzidos especificamente para as comemorações dos 50 anos de Abril pela Comissão, com imagens do referido livro, com design de Alexandre Farto/Vhils, e banda sonora de Rodrigo Leão. A Câmara fica também com o direito de utilização das imagens produzidas por Alexandre Farto/Vhils incluídas no livro, para a promoção e divulgação das comemorações dos 50 anos de Abril no concelho de Caminha; a que se junta uma base de dados de imagens de Alfredo Cunha.

A parceria dará origem também a uma exposição videográfica de Alfredo Cunha relativa ao 25 de Abril, que irá estar disponível para itinerância nas escolas do concelho de Caminha; duas conferências com a presença de convidados de Alfredo Cunha e realização de um encontro de fotógrafos em Caminha, sob orientação do fotógrafo Alfredo Cunha, com o objetivo de registar em imagem a passagem do tempo dos 50 anos, pós 25 de Abril de 1974, no concelho de Caminha.

Conforme se lê na apresentação do livro, “no dia 25 de Abril de 1974 (uma quinta‑feira, tal como voltará a acontecer em 2024), Alfredo Cunha estava em Lisboa e fotografou a revolução nos seus principais cenários, captando imagens icónicas que perduram até hoje associadas ao acontecimento que mudou a História de Portugal.

Para celebrar os 50 anos de democracia, Alfredo Cunha concebeu, a partir das suas imagens, um livro em três partes: Guerra — com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; Dia 25 de Abril — com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; Depois de Abril — com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos quentes”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.