Na programação da Câmara Municipal de Caminha há cinema, teatro e atividades de ar livre até final do mês de outubro.
Começando pela “Sétima Arte”, está a decorrer o ciclo “Cinema e Saúde Mental” que, até final do mês, exibe ainda duas películas. A primeira é “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky, e no final de outubro ainda é exibido “Pára-me de Repente o Pensamento”, de Jorge Pelicano. Assistir a ambos é gratuito, bastando comparecer no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. A organização é do Locus Cinemae – Cineclube de Caminha.
“Cisne Negro” leva-nos ao mundo do ballet, quando a primeira bailarina de uma companhia está prestes a aposentar-se e tudo se complica na trama, porque a ambição e o desafio são grandes, e está em causa o papel principal numa adaptação de “O Lago dos Cisnes”.
“Pára-me de Repente o Pensamento” viaja até um hospital psiquiátrico e ao mundo interior da esquizofrenia.
Nas novidades, e para os mais “atrevidos” ou “corajosos”, vai ser exibido “Halloween – O Final”, a história da “última luta de Laurie Strode. Após 45 anos, a mais aclamada e adorada saga de terror tem a sua épica e assustadora conclusão, ao vermos Laurie Strode enfrentar por uma última vez o diabo encarnado, Michael Meyers, numa colisão nunca antes vista em cinema. Apenas um sobreviverá”.
A exibição será, como habitualmente, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com bilhetes a 3,50 € e 4,00 €, valor a reverter para os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Outubro também continua com teatro, já no dia 22. “Happy after pandemic”, uma comédia musical, pelo Grupo Happy Comédia Musical, do Porto, promete “uma viagem alucinante pelo mundo, cheio de aventuras, animação e muita alegria, recheado de muito humor”. Sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Já no final do mês vão decorrer oficinas criativas de construção de marionetas, pela companhia de teatro profissional Krisálida, destinada a todas as idades, pais e filhos a partir dos 4 anos. Será na Biblioteca Municipal de Caminha.
Para os entusiastas do ar livre, “Andainas” propõe a terceira caminhada da série de outono, agora pelo “Trilho do Rio Âncora”. Com início em de São Lourenço da Montaria, aldeia situada na base do maciço rochoso da Serra d’Arga, no concelho de Viana do Castelo, o percurso percorrerá o vale do rio Âncora, até à freguesia de Riba de Âncora, no concelho de Caminha.
Por entre ribeiras, cascatas, moinhos de água e pontes, será possível apreciar áreas do Sítio de Interesse Comunitário “Serra de Arga”, que incluem habitats naturais e seminaturais, com espécies da fauna e da flora de conservação prioritária, bem como conhecer o valioso património cultural de núcleos rurais típicos do Vale do Âncora, como Amonde, Orbacém e Gondar.
No capítulo de ar livre, vai realizar-se a “Prova Open de Orientação Equestre” na Serra d’Arga, uma iniciativa promovida no âmbito da candidatura “Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima”, com participação gratuita, mediante inscrição.