A Câmara Municipal de Caminha decretou dois dias de luto municipal, que serão cumpridos sábado e domingo, dias 01 e 02 de janeiro, pelo falecimento de Francisco Sampaio, ocorrido aos 84 anos de idade. A Bandeira do Município esteve a meia haste.
Francisco Sampaio deixa um relevante legado na área da Cultura, particularmente no Turismo, setor que cedo percebeu ser uma atividade económica de relevo, capaz de diferenciar e de trazer riqueza ao território. O seu papel foi determinante enquanto Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, um cargo que abraçou com paixão durante muitos anos de trabalho entusiasmado e incansável.
Homem sempre interessado na sua comunidade, Francisco Sampaio envolveu-se no campo associativo, mas também na vida autárquica, tendo presidido à Assembleia Municipal de Caminha.
Há quatro anos, assinalando o seu 80º aniversário, a Câmara Municipal teve ocasião de homenagear este filho de coração do concelho, na sua amada Vila Praia de Âncora, partilhando a sua vida e obra no Forte da Lagarteira, através da exposição “Francisco Sampaio – 80 anos”. Cerca de um ano depois foi inaugurado o “Passeio Francisco Sampaio”, que integra a Ecovia do Litoral Norte. Um Passeio integrado num cenário belíssimo que recorda o Homem que fez do Turismo uma causa.
À sua família e amigos a Câmara Municipal de Caminha apresenta sentidos pêsames.