Caminho de Santiago com itinerários certificados

O Eixo Atlântico manifesta, em nota que nos remeteu, a sua satisfação pela decisão do Governo de Portugal de aprovar o decreto-lei que regula a valorização e promoção do Caminho de Santiago, através da certificação dos seus itinerários e da criação de um órgão de coordenação nacional.

A criação deste órgão de coordenação nacional, é referido, visa valorizar e a recuperar o Caminho Português de Santiago, além da necessidade de investir na recuperação efetiva do mesmo para sua equiparação ao Caminho Francês, em 2021, próximo Ano Santo. Estas razões são há muito defendidas pelo Eixo Atlântico.

Neste sentido, e como resposta à aprovação do decreto, o Eixo Atlântico enviou uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Cultura, Graça Fonseca, pedindo-lhes para impulsionar o processo de candidatura do Caminho Português como Património da Humanidade.

Lembremos que os Caminhos de Santiago, designadamente os portugueses, têm vindo a registar, ao longo dos anos, aumento de peregrinos. Calcula-se que apenas 30% os façam por motivos religiosos.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios que integra as 36 principais cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Viana do Castelo é uma dessas cidades. De acordo com os dados fornecidos pelo chefe do Município, entre 2013 e 2018 Viana do Castelo registou 25.990 peregrinos.

VIANA NO III FAIRWAY

Viana do Castelo esteve, aliás, presente no Fairway – III Fórum do Caminho de Santiago, que decorreu, entre os últimos domingo e terça-feira, em Santiago de Compostela.
A participação de Viana do Castelo no Fairway acontece integrada no projeto de Valorização do Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago, de forma conjunta com os restantes nove municípios do projeto, entre Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

O Fairway, que vai na terceira edição, é um fórum inteiramente dedicado ao Caminho de Santiago e ao encontro dos profissionais especializados neste tema, permitindo a apresentação de produtos, destinos e serviços.

O evento integrou feira, workshop, congresso, Fórum de Investimento – Fairway Invest, Programa de Formação – Fairway Academy e uma jornada de portas abertas – Fairway Open Day, com atividades para todos os públicos.

No workshop marcaram presenta cerca de 30 empresas, entre operadores, agências de viagens, centrais de reservas e agências online, que vêm de países como Espanha, Portugal, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Reino Unido, Brasil, México, África do Sul e Austrália.

Esta presença de Viana do Castelo no Fairway tem por objetivo divulgar e promover o Caminho Português da Costa junto de profissionais, operadores e media, consolidando a identidade e reconhecimento público do Caminho Português da Costa, um produto que tem cada vez mais adesão entre aqueles que querem chegar a Santiago de Compostela a pé.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.