Caminho Minhoto Ribeiro já tem acordo institucional

Melgaço acolheu, há dias, a assinatura do acordo institucional do Caminho Minhoto Ribeiro, que atravessa vários concelhos do Minho, Portugal e da Galiza, em Espanha.

Este é um dos caminhos mais antigos que liga o norte de Portugal à cidade do apóstolo Santiago. A maior parte da sua rota é composta por calçadas romanas e caminhos medievais e, entre outros, engloba três elementos diferenciadores que lhe conferem carácter específico: natureza, termalismo e vinho.
A ação aconteceu durante a sessão de inauguração e de apresentação do Caminho, que teve lugar em Cevide, Melgaço, lugar onde está situado o marco do km0 de Portugal, e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
O Acordo foi assinado em conjunto com o Município de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde e Município de Braga e com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), sendo esta última a assumir a responsabilidade de Entidade Gestora do Itinerário.
“Melgaço tem reunido esforços para a recuperação desta via, que em tempos ligava a ribeira Minho à fronteira com a Galiza, junto à aldeia de Cevide, e que terá sido uma via de comunicação muito importante no contexto histórico. Iremos agora promover um trabalho conjunto de gestão do itinerário deste Caminho, visando a sua certificação, promoção e dinamização, e assim integrar uma legítima rede de Caminhos Jacobeus”, referiu o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.