Campanha de sensibilização sobre hipotiroidismo

Destinada a pessoas com Hipotiroidismo, está a decorrer a campanha de sensibilização “Viver com Hipotiroidismo não tem de ser diferente!” que, no concelho de Viana do Castelo, decorre numa farmácia em Barroselas.

Para além de sensibilizar e promover o conhecimento da população sobre as patologias da tiroide, são realizados questionários a pessoas já diagnosticadas, sobre a correta utilização da medicação para esta doença.

“Pretendemos, com o Serviço de Primeira Dispensa, melhorar o controlo da patologia e, acima de tudo, promover o diagnóstico precoce. A evolução da doença tem sinais e sintomas inespecíficos, comuns a outras condições como a depressão ou a menopausa e que podem retardar o diagnóstico por meses ou anos”, explica Joana Brito, responsável por este projeto na equipa de Intervenção Farmacêutica Holon.

Como sinais de hipotiroidismo, convém estar atento ao cansaço excessivo e falta de energia, alterações de peso súbitas, depressão, ansiedade e irritabilidade, perturbações do sono, intolerância ao frio/calor, queda de cabelo/ cabelo enfraquecido e transpiração excessiva.

Segundo nos referiu a responsável, os utentes que já foram diagnosticados com hipotiroidismo, e que têm terapêutica instituída, são acompanhados por um médico.

Os farmacêuticos das Holon encontram-se disponíveis para acompanhar estes utentes, garantindo a monitorização da terapêutica e contribuindo para a melhoria do controlo da patologia. Também são esclarecidas questões relativas a esta patologia a utentes que ainda não foram diagnosticados e que possam até reportar alguns sinais e sintomas indicativos da presença de hipotiroidismo, promovendo o diagnóstico precoce.

O utente pode deslocar-se à farmácia, durante o seu hrário de funcionamento, com a respectiva receita médica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.