Campus Saudável do Politécnico distinguido com certificação de Ouro

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de obter a certificação ouro da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) Healthy Campus programme, vendo assim reconhecido o desempenho da instituição em matérias de bem-estar e de sustentabilidade dos seus campi. O Politécnico de Viana do Castelo está entre as nove instituições de ensino superior nacionais certificadas.

O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial em dezembro de 2020 e desde então conseguiu a certificação em julho de 2021 e conquistou o selo de bronze no passado mês de fevereiro e o selo de prata no início deste mês. Chega agora a certificação de ouro.

O Plano Estratégico IPVC2024, com um caráter inovador, assente numa política de responsabilidade social e com um eixo específico para um “Campus Sustentável e Inclusivo IPVC”, contribuiu para esta certificação. Mas a Implementação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal; bem como o reforço das Atividades do Gabinete de Saúde e bem-estar e do Centro Desportivo, com ênfase na promoção de estilos de vida saudáveis da Comunidade IPVC, também merecem destaque neste reconhecimento. O mesmo acontece com o Desenvolvimento da Escola Inclusiva IPVC com três vertentes de intervenção social com a comunidade: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).

O programa Campus Saudável da FISU é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em todos os aspetos. 

A plataforma FISU Healthy Campus oferece às instituições de ensino superior em todo o mundo diretrizes sistemáticas e ferramentas para garantir o bem-estar e o estilo de vida saudável de seus alunos. Instituições de ensino superior e stakeholders beneficiam, desta forma, de uma rede internacional de conhecimento compartilhado e melhores práticas.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.