Canário “com amor a Viana”

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolheu, recentemente, a apresentação do último livro de Augusto Oliveira Gonçalves, mais conhecido por Augusto Canário.

“Augusto Canário é embaixador da alegria e um acérrimo defensor da identidade de uma região”, explicou Maria do Céu Valença, que leu uma mensagem enviada, por email, pela editora “Espacial”.

David Martins foi convidado para apresentar a obra e sublinhou que o autor tem “a capacidade de envolver as pessoas em vários projetos”, dando conta dos vários grupos onde Augusto Canário participou. O “Cantares do Minho” foi um desses exemplos.

O CD/livro conta com 14 canções da autoria de Augusto Canário e uma desgarrada feita em conjunto com Cândido da Costa Miranda. Para além das melodias, o livro contempla as partituras, é ilustrado com pinturas de Rego Meira e conta com as fotografias de José Maria Barroso Coelho, Joca e Bruno Ribeiro.

Durante a apresentação decorreram vários momentos musicais com o Canário e os Amigos a presentearem os presentes.

A vereadora da Cultura referia que “o livro traz a faceta de músico e letrista e Augusto Canário conjuga estes dois talentos, por isso é um músico muito completo e não abdica de partilhar isso com os amigos”. Maria José Guerreiro acrescentava ainda que “o Augusto é um eterno insatisfeito na componente de preservar a nossa tradição e de perceber como esta pode ser vivida e não cair na cristalização”.

No futuro, Augusto Canário vai levar os cantares ao desafio às escolas vianenses. Neste momento, está a fazer uma recolha para um projeto de investigação.

O autor estava emocionado e falava que “sou um artesão de cantigas”. Expressando a vontade em preservar as tradições.

Augusto Canário explicava que o livro é “um miminho que dou à minha terra”.
Cantador ao desafio, Canário gosta de ouvir rock, heavy metal, jazz e música coral. Depois de ter editado um disco com cantigas de amor a Viana apresenta o livro/cd, que é “uma complementaridade” e foram feitos “com amor e de amor a Viana”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.