As autárquicas vão realizar-se no próximo dia 26 de setembro e em Alvarães há duas listas concorrentes à Junta e Assembleia de Freguesia. O Partido Socialista tem como cabeça de lista Fernando Martins, que pretende entrar num terceiro mandato. O Partido Social Democrata concorre com aspirações e tem como chefe de equipa Mário Quintas.
Por sugestão do “A Aurora do Lima” foi colocada a pergunta: “Qual o projeto para a freguesia?” aos dois candidatos à autarquia alvaranense.
Fernando Martins, que se recandidata, expressa: “recandidato-me para mais um mandato à Junta de Freguesia da vila de Alvarães porque acredito no excelente trabalho que fizemos, na equipa experiente empenhada que me acompanha e porque queremos continuar a servir os alvaranenses. Para exercer este papel com rigor e determinação é preciso estar próximo das pessoas, atender as suas necessidades, ajudar nas suas dificuldades e saber como resolver os seus problemas”.
O candidato do PS fala das prioridades: “É fundamental reforçar a confiança nas nossas respostas, garantindo que ninguém ficará para trás. É imprescindível agir com determinação, conhecimento e segurança. E esta atitude só é possível se sustentada num trabalho estratégico e de planeamento continuado, rigoroso e transparente. É necessário conhecer bem o território, as suas gentes, instituições e empresas, as necessidades e potencialidades. Nós conhecemos muito bem todos estes fatores. Estivemos e estamos atentos às necessidades da freguesia e também sabemos que é sempre possível melhorar o que foi bem feito”.
Fernando Martins refere a “construção da nova Unidade de Saúde de Alvarães, que sempre foi uma prioridade para nós”. O candidato salienta ainda a intenção de criar um Posto de Assistência Social de Alvarães. A área da mobilidade e a conclusão da obra do Centro Cívico continuam no plano de ação do candidato.
Mário Quintas, PSD, fala da “estagnação da vila” e propõe “fazer obra, apoiar devidamente as associações e a população mais desfavorecida, é preciso dinamizar a freguesia e promover a fixação de famílias e dos jovens, é preciso fazer muito. Para fazer muito, nem sempre é preciso muito dinheiro, é necessário apenas empenho, trabalho e decisões certas”.
O candidato do PSD assegura que a lista “é totalmente preenchida por pessoas de todos os estratos sociais e da sociedade civil. Representamos a união dos alvaranenses para trazer progresso para a freguesia. Pretendemos dar vida e dinamismo a Alvarães e colocar esta Vila no rumo do desenvolvimento económico e social. Iremos implementar várias medidas, transversais a toda a freguesia e em todas as áreas de atuação”.
O desporto, a saúde e a área social são algumas das áreas de aposta. “No Desporto, iremos dotar a freguesia com um recinto para a prática desportiva de várias modalidades e iremos fazer o único Campo de Padel gratuito do concelho (…)”. A área da saúde “é um ponto incontornável desta candidatura, sendo necessário fornecer a Alvarães um Centro de Saúde capaz de responder efetivamente aos milhares de utentes que temos”. E no social pretendem “criar um programa de apoio efetivo aos desfavorecidos. Assim, iremos fazer um programa de Vales de Apoio, a vários níveis (alimentação, saúde, bem-estar), criando um apoio direto e real às famílias, mas também dinamizando o comércio local”.
A candidatura liderada por Mário Quintas pretende ainda a criação de um Espaço Cidadão, a fixação de jovens, a aposta na educação e promover a criação de uma Associação de Proteção Animal e Ambiental.
A requalificação da rede viária e a instalação de saneamento são outras áreas de intervenção da candidatura, que se intitula de “um novo ciclo para Alvarães”, representando “dinamismo e progresso. E um futuro com esperança”.