Cantar as Janeiras

Janeiras são votos de bom ano, que se repetem a cantar, de porta em porta, no início de cada ano. E são já 22 anos a cantar Janeiras em Mazarefes de forma ininterrupta. O Grupo de Janeiras da Senhora das Boas Novas existe com o propósito de amealhar ofertas para a realização da festa em sua honra, por isso, anualmente, integra os atuais elementos da comissão de festas, para além de um grupo de pessoas que se vai reunindo ao longo dos anos, na medida em que se deixa cativar por esta manifestação cultural.

Envergando as tradicionais mantas de farrapos, desde a sua génese, o grupo conta com Francisco Barros, como membro fundador, agregador, e é a ele que se deve o repertório de cerca de 40 canções adaptadas para o efeito.

Acompanhadas pelo bombo, pela concertina, pelas violas e cavaquinhos, as vozes que ao longo do mês de janeiro ecoaram pelas ruas da nossa freguesia, concentraram-se, na noite do passado sábado, no palco da ASCD da Casa do Povo, encerrando o XXII Encontro de Janeiras de Mazarefes.

Este ano, o Encontro iniciou-se com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, às quais se seguiu o Grupo de Janeiras do S.C. Vianense, o Grupo de Janeiras da A.S.C.M.N.H. de Abelheira e, ainda, o Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha. Com a amizade e carolice que caracteriza este evento, somando mais de uma centena de pessoas ali reunidas e, ainda, contando com a passagem do vereador Luís Nobre, o XXII Encontro de Janeiras culminou, como habitualmente, com um generoso lanche partilhado, a cargo da associação.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.