Neste fim de semana, dias 19 a 21, Viana do Castelo é o cenário para o Encontro de Cantadores ao Desafio e Repentistas.
Uma iniciativa que registará mais de uma centena de participantes, entre cantadores, músicos e palestrantes, oriundos, também, das regiões autónomas, da Galiza e do Brasil.
Conforme referiu, na apresentação do evento, Augusto Canário — vianense, intérprete de música tradicional portuguesa e cantador ao desafio —, o objetivo passa, também, por, dentro de dois ou três anos, preparar uma candidatura do repentismo a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO). Tanto mais que há formas de repentismo que poderão correr algum risco de extinção.
O programa para o primeiro dia, amanhã, dia 19, inicia-se pelas 21h30, na Casa do Povo de V. N. de Anha – freguesia de onde é natural Augusto Canário, organizador da iniciativa, juntamente com a VianaFestas —, com um Encontro de Cantadores ao Desafio Portugueses e Brasileiros.
Já no sábado e domingo, dias 20 e 21, o evento decorre no Teatro Sá de Miranda.
No sábado, de manhã, é o acolhimento dos participantes, entre cantadores, músicos e convidados. Durante a tarde, com início pelas 14h30, com as Jornadas dedicadas ao Repentismo em Portugal – Cantar de Improviso.
Entre os intervenientes, estarão Canário, “figura maior do repentismo”, conforme sublinhou a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, e outros especialistas oriundos de Braga, Murtosa, Porto, Castro Verde, Torres Vedras. Montalegre, Açores, Madeira e, até, do Brasil. Entre os nomes anunciados, estão José Hermínio Machado (Braga), Arnaldo Saraiva (Porto), Pedro Mestre (Castro Verde), Roberto Moniz (Madeira), Amâncio Pereira (Ceará/Brasil) e o padre António Lourenço Fontes (Montalegre).
Já à noite, a partir das 21h30, será a vez dos cantares ao desafio, com improvisos e repentismos, com participantes de todo o país, dos Cantadores Regueifeiros da Galiza e dos poetas repentistas do Ceará (Brasil).
No domingo, de manhã (a partir das 10h30) e à tarde (15h), o Teatro Sá de Miranda volta a acolher este 1º Encontro de Cantares ao Desafio Nacional.
As entradas no sábado à tarde, para as palestras e debates, são gratuitas. Já para os espetáculos, custam 2, 5 euros. A propósito deste Encontro, na conferência de Imprensa que serviu de apresentação, o edil José Maria Costa previu que seja a primeira de muitas iniciativas no âmbito da cultura popular, uma “área nobre da nossa cultura”. Enalteceu o papel de Augusto Canário e destacou o evento no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.