Capitania do porto de Caminha lança alerta à população

Hoje, dia 02 de outubro, fonte da Capitania do porto de Caminha pediu “a toda a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas”, para  a atenção redobradas nas próximas horas em atividades junto da zona do rio e mar.

Segundo aquela entidade prevê-se o agravamento das “condições meteooceanográficas” até ao final do dia de sábado.

“Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de noroeste, que apresentará um período largo, o que significa que transportará bastante energia, podendo atingir os cinco metros de altura durante este período. Prevê-se ainda a ocorrência de rajadas de vento que poderão atingir os 80 km/h do quadrante noroeste”, avisa fonte da Capitania.

Acrescentando que “recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora, evitando navegar até que as condições meteorológicas melhorem”.

“Aconselha-se muito particularmente os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, pedem.

As barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora deverão manter-se fechadas até ao final do dia deste sábado

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.