A Capitania do Porto de Caminha alertou hoje para “um agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas para os próximos dias”.
Em comunicado, fonte da Capitania disse que estão previstas “ondas de oeste/sudoeste com quatro a cinco metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste” e “vento sul, temporariamente forte com rajadas até 85 km/h no litoral”.
Nesse sentido, “recomenda-se em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio, a adoção de medidas de segurança e de precaução suplementares, até que as condições de mar sejam mais favoráveis”.
“À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras, aconselha-se que seja assumida uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, acentua fonte da Capitania.
Aos pescadores lúdicos de pesca à cana é recomendada “maior cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que em condições extremas o mar poderá alcançar zonas aparentemente seguras”.
“Recomenda-se ainda a toda a comunidade, evitar praticar atividades relacionadas ou próximas do mar, nomeadamente desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitar o estacionamento de veículos próximo da orla marítima, assim como, manter uma especial atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança”.