Carrecense participa no Triatlo Ironman

“Tenho a sorte de contar com os melhores amigos e amigas do mundo, que tornam cada momento especial! Estão no meu coração!

Há uns quantos que merecem destaque, sem qualquer desprezo pelos outros, mas porque tiveram um papel activo num dos grandes objetivos que atingi – Uma prova Ironman”.

Quem assim se exprime é o nosso conterrâneo Daniel Dias Gonçalves, que participou no dia 14 de julho na prova Ironman, na cidade de Vitoria- Gsteiz, no País Basco, em Espanha, prova essa que concluiu com o tempo de 12 horas e 41 minutos. Conveniente se torna elucidar, para conhecimento de todos, que a referida prova é triatlo na distância Ironman (Homem de ferro), portanto, é uma prova composta de natação, ciclismo e atletismo nas distâncias de 3.900 metros, 180 Km e 42.2 Km, respetivamente.

Pelos números, fácil se torna concluir a dureza desta prova, não podendo esquecer também que o Daniel é amador e participou como individual, concluindo a prova na 1262ª posição entre os 1601 atletas, que a terminaram. Sem dúvida alguma, trata-se de uma brilhante participação.

É objetivo do Daniel continuar a praticar esta modalidade e fazer um Ironman por ano, mas, em continente diferente, porém ainda não decidiu onde será o próximo. Assim sendo, para obtenção dos bons resultados continuarem a acontecer necessário se tornam as “picardias, piadas, falta de confiança, bota abaixo e companhia das…” dos amigos de Carreço e continuares a ter a sorte de pertenceres ao grupo Marretas do Norte.

Parabéns Daniel pelo feito desportivo que realizas-te, Carreço orgulha-se dos seus filhos, não podemos deixar passar tais feitos no anonimato, mas, pelo contrário divulgando-os, enaltecendo-os e desejando-te os maiores êxitos desportivos.

FESTA DA PADROEIRA
Em agosto, nos dias 14 e 15, os Carrecenses juntam-se, anualmente, em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Graça, para Lhe renderem preito, homenagem ou pagamento de promessas, não só os residentes, mas também os emigrantes dos mais variados pontos do globo, para conviverem uns fugidios momentos na terra que os viu nascer. Momentos tão desejados durante um ano ou mais, para essa convivência com os amigos ou mesmo fazer novas amizades.

Pois bem, este ano o ritual repetiu-se e no dia 14 realizou-se o arraial da nossa Padroeira, este ano integrando o 35.º Festival de Folclore “Carreço 2019”, realizado pelo Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.

Participaram no referido festival, o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Perre, Rancho Folclórico “Os Pastores de S. Romão” – Seia, Rancho Folclórico Maria da Fonte das Casa do Minho – Rio de Janeiro, Rancho Folclórico São Pedro de Rates – Póvoa de Varzim, o Grupo anfitrião e a participação especial do Grupo Etnográfico do Castelo do Neiva, que partilhou com o Danças e Cantares de Carreço a abertura do Festival com uma coreografia de envolvência comum de usos e costumes das duas terras da beira mar vianense, onde sobressaiu de belo efeito a apologia ao Farol de Montedor que mereceu largos aplausos.

O conteúdo do festival “Carreço 2019” mereceu por parte de vários intervenientes no uso da palavra, a qualificação de excelente o que realmente se verificou durante o evoluir dos grupos ao longo da noite, mas, uma das presenças especiais nesta noite em Carreço foi o Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho, do Rio de Janeiro, Brasil, não só pela qualidade artística deste grupo, mas também pelos laços de amizade que o une a Carreço, ou não fosse o soudoso casal carrecense Fernanda Salgueiro e Benjamim Pires a alma-mater do que é este Rancho Folclórico Maria da Fonte, que canta e dança como de autênticos minhotos se tratasse.

No dia 15, as atenções estavam todas concentradas na procissão solene, a qual teve uma organização impecável, resultando numa procissão com um brilho excelente, isto é, uma procissão à altura da nossa Padroeira como Ela merece, pena foi não ter incluída a fanfarra para controlar o andamento e assim não dar azo a comentários que se tornariam desnecessários, mas, convém não esquecer que este ano não havia comissão de festas, foi necessário acionar o plano “B” e a festa fez-se. Felizmente para 2020 a festa da padroeira já tem comissão, desejámos-lhe pois, para esses bravo/as, um excelente trabalho.

A todos quanto trabalharam na festa deste ano de 2019 os nossos parabéns e que a Mãe do Céu vos recompense.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.