A Comissão de festas de Nossa Senhora da Graça, nos últimos anos tem retomado a tradição da feitura do cartaz anunciador das festas. Deste modo, este ano e com o intuito de manter a dita tradição empenhou-se em o tornar visível, o que efetivamente aconteceu durante um almoço que promoveu no passado mês de maio com a dupla intencionalidade de fazer a respetiva apresentação oficial do cartaz de 2022 e simultaneamente angariar os necessários fundos para custear as despesas festivas.
Segundo a artista do cartaz o conceito para a realização do mesmo foi um traço mais simples e minimalista, mas que representasse a essência da festividade. Podemos identificar no cartaz os três principais pontos da festa, sendo estes a tradição e devoção com a imagem de Nossa Senhora da Graça, a ilustração de uma lavradeira no traje típico carrecense, transmitindo o convívio e a romaria que se vive na festa e, por fim, a beleza tão rica em património e natureza como os moinhos de Montedor. No fundo, é possível notar-se um degradê de cores, significando a terra (verde), o mar (azul escuro) e o céu (azul claro).
Com certeza, interessante se torna para os nossos leitores, saber de que artista se trata, quem é que produziu o cartaz da Senhora da Graça 2022, uma vez que aborda conhecimentos profundos sobre a nossa terra. Trata-se da Maria João Rodet, uma jovem de 20 anos e para nossa satisfação é de Carreço. Fez o ensino secundário na Escola Secundária de Santa Maria Maior no curso de Línguas e Humanidades, frequenta o 1º ano Curso Técnico de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Desde sempre foi apreciadora das artes, mas com a vinda do confinamento conseguiu aprender e desenvolver as artes como o lettering (arte de desenhar letras) e pequenas ilustrações tradicionais. Com a frequência do curso, conseguiu aprimorar competências e evoluir para a arte digital.
Com o incentivo de familiares e amigos decidiu pôr em prática os conhecimentos de arte vetorial e fazer o cartaz para as Festas de Nossa Senhora da Graça. Maria João Rodet diz com toda a sinceridade que foi para ela um motivo altamente desafiante, mas simultaneamente foi muito divertido e vantajoso.
Assim sendo, eis que temos o cartaz da nossa festa, obra de uma nossa conterrânea que muito nos apraz aplaudir e registar, fazendo votos para que MJR continue a criar muita arte, são os nossos sinceros votos.