Cartaz das nossas Festas é hoje apresentado

A Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, apesar do tempo de pandemia que ainda vivemos, tendo em conta o desconfinamento progressivo, acompanhado da vacinação, elaborou um programa para as festas 2021, que tivesse já um ar de festa exterior, embora ainda com o maior pendor na parte religiosa.

É o programa possível que pretendeu manter viva a dinâmica das nossas Festas, honrando Santa Cristina, nossa padroeira, razão e centro das nossas festas, que realizamos em cada ano em sua honra, interrompidas face à pandemia. Esperamos que 2022 já possa ser um ano quase normal, que permita realizar as festas, a que os meadelenses se habituaram.

O cartaz e o programa das festas são apresentados hoje, dia 01 de julho, em ambiente restrito, da Assembleia Geral da Comissão de Festas, sendo posteriormente tornado público e publicado no próximo “A Aurora do Lima”.

CONCLUÍDAS AS OBRAS
Concluídas as obras na igreja paroquial, os serviços religiosos regressaram ao interior da mesma, na sexta-feira, dia 11 de junho, dia do Sagrado Coração Jesus.

No período em que decorreram as obras, todas as celebrações realizaram-se no salão de Festas do Centro Paroquial, adaptado para esse efeito, de acordo com todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Iniciadas no dia 08 de março, as obras na nossa igreja paroquial tinham como objetivo principal a substituição do pavimento das alas esquerda e direita da igreja e capela-mor. Mas com o evoluir das mesmas, foi verificada a necessidade de intervenção profunda na preparação e isolamento dos pavimentos e dobragem às paredes laterais.

Pode dizer-se que, como sempre acontece nas intervenções de conservação, muita coisa vai surgindo porque tudo tem que ficar enquadrado e assim, segundo o Monsenhor Vilar, a intervenção estendeu-se ao próprio presbitério (zona do altar) e melhoria do acesso ao Sacrário com alargamento do patamar junto à talha do altar.

Também o degrau do arco cruzeiro, entre a ala central da igreja e a capela-mor, foi substituído, pois os séculos de existência estavam bem vincados na sua natural degradação.

Mas não ficamos por aí porque foi necessário pintar todas as paredes e teto das duas alas e da capela-mor e nesta foi necessário efetuar um, bem conseguido, trabalho de restauro das paredes laterais, pintura do teto e substituição de vários azulejos (que tiveram que ser executados), lavar as cantarias dos arcos laterais, entre outros.

Também as portas e janelas estavam a precisar de uma de pintura. E se falarmos da porta de entrada da ala direita da igreja, essa teve mesmo que ser substituída e ao que sabemos, foi oferta de um generoso meadelense.

Naturalmente, que a parte elétrica, sistema de som, ligações de Internet, ao intervir no pavimento e paredes laterais, tiveram que ser remodeladas e naturalmente tantas outras coisas, que não terei captado da informação verbal recebida.

A conclusão é de que a nossa igreja está mais bela e acolhedora e que a veia para obras do Monsenhor Vilar, felizmente que continua intacta, pois já manifestou o desejo de que nesta sequência se caminhe para uma intervenção, no hall da sacristia, na sala anexa e na casa de banho. E essas sim, talvez, fossem as últimas obras a realizar na nossa igreja paroquial.
Por agora resta dizer que as obras já realizadas, rondam os 70.000,00€ (setenta mil euros) a que acresce o valor do IVA.

Como todos sabemos as receitas da igreja, com o confinamento e pandemia, reduziram drasticamente, daí o apelo do nosso pároco Monsenhor Vilar à generosidade dos meadelenses e outros eventuais apoios.

PRAÇA DA LINHA VALE DO LIMA
Estão concluídas as obras que se vinham realizando na Praça da Linha do Vale do Lima, para a ajustar às necessidades da anunciada e próxima mudança da “Feira Dominical da Meadela”, para aquele primitivo local, que tinha como data prevista o final do mês de maio, mas que de acordo com informação do presidente da autarquia, José Ramos, se verificará no dia 11 de julho, “se tudo ficar concluído previamente”.

De acordo com a mesma fonte, a demora deve-se à necessidade de requalificação total das casas de banho, “ainda não concluídas” e que terão novas e ampliadas instalações sanitárias, incluindo para deficientes motores. Este atraso também foi proporcionado pela necessidade de obras de requalificação do local da feira, marcação do pavimento para a mesma, e a aquisição pela autarquia de gradeamento próprio para vedação do espaço em dias de feira. Estes foram as principais razões do atraso da mudança.

UNIDADE DE SAÚDE DA MEADELA
Foi recentemente colocado um placard informativo da construção do novo Centro de Saúde da Meadela, no frontal aos terrenos onde vai ser construída.

É do nosso conhecimento que está já a concurso público a empreitada para a construção. De acordo com o comunicado da Câmara Municipal, de há meses atrás, se prevê possa ter início no próximo mês de setembro, se o processo correr célere como se espera e deseja.

De realçar que o montante da empreitada é de 2,276 milhões de euros e que se prevê um prazo de construção de 360 dias. Esta obra é um desejo muito antigo dos meadelenses, que vem pôr fim a uma lacuna nos cuidados de saúde, numa freguesia de forte densidade populacional como é a Meadela, razão porque não nos surpreende o eco da satisfação que nos tem chegado de muitos meadelenses, depois de terem constatado a colocação da referida placa informativa e verificarem que finalmente o projeto está em marcha.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.