Cártias desenvolve projeto na área da saúde mental

Uma psicóloga e uma técnica de Serviço Social estão à frente do projeto “Capacita’mente – Traz clareza à tua mente”, que vai funcionar durante um ano nas instalações da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo.

“Este projeto tem a duração de um ano e iniciou no dia 13 de novembro e tem como objetivo capacitar 36 beneficiários residentes no concelho de Viana, dos 18 aos 65 anos, e vamos melhorar a saúde mental destas pessoas. Pessoas estas que estão em risco de pobreza e/ou exclusão social.”, refere Bruna Silva. A técnica de Serviço Social defende que só com uma equipa multidisciplinar e estabelecendo parcerias é possível fazer a diferença na vida das pessoas.

O projeto, financiado pelo BPI e Fundação La Caixa, direciona-se a pessoas com dificuldades financeiras e contará com acompanhamentro psicológico e social. “Faremos um diagnóstico social, um plano de intervenção, um plano de ação, onde vamos definir com a pessoa o que tem de trabalhar. Por exemplo, a pessoa que está a precisar de procurar emprego, vamos apoiar nessa área. A pessoa quer investir na sua formação profissional, vamos investir nessa área. Ou seja, o plano de intervenção depende de pessoa para pessoa”, salienta Bruna Silva.  

Ana Rita Vieira, psicóloga, garante o sigílio das intervenções e revela que “o projeto ao ter esta resposta social gratuita permite que a nossa ajuda seja mais imediata. As pessoas podem recorrer às consultas de psicologia do SNS, mas a lista de espera é elevada. Com este projeto conseguimos colmatar a dificuldade sentida ao oferecer gratuitamente este serviço às pessoas”.

Para além destes dois serviços, as responsáveis garantem que disponibilizarão outras atividades. “Faremos atividades semanais de meditação, workshops de apoio ao emprego, formação profissional, de cultura, desporto …. Serão dinamizadas atividades de arte-terapia”, explicam. Adiantando que “a lógica de haver várias atividades é capacitar as pessoas ao máximo, de uma forma mais completa possível para que cada um perceba que a nossa saúde mental não depende apenas de consultas de psicologia… Queremos dotar as pessoas com outras ferramentas”. Ana Rita Vieira acredita que “Capacita’mente” vai deixar “uma pequena semente” e mostrar que o bem-estar e o equilíbrio é um somatório de várias áreas.   

                            Cidália Meirim Rodrigues

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.