Casa das Artes abre-se à exposição itinerante da APPACDM 

Começou em Ponte de Lima, passou por Valença, foi destaque no Museu Bienal de Cerveira e chega agora ao concelho de Viana, pelas portas da Casa das Artes de Darque. A Exposição “Pontos de Fuga”, organizada, promovida e difundida pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), de Viana do Castelo, foi apresentada às autoridades e curiosos locais, durante o final de tarde do recente dia 20 de outubro, no complexo cultural mencionado. 

 Mostra de arte contemporânea, “Pontos de Fuga” resulta da “parceria entre um conjunto de artistas plásticos do Distrito e os utentes das várias delegações da APPACDM – Viana do Castelo, que permitiu desenvolver trabalhos que serviram para criar esta Exposição”, explicou Luiz Carlos Teixeira da Costa, Presidente da Direção da instituição, na abertura do evento. 

Augusto Silva, líder político da Junta de Freguesia de Darque, explicou como surgiu a oportunidade de fomentar o acontecimento artístico na freguesia: “Há uns dias, fomos abordados pela APPACDM, no sentido de se perceber se teríamos disponibilidade e interesse em apresentar à população uma exposição que resulta da celebração dos 50 anos de existência da instituição em Viana e da parceria, trabalho e envolvimento de todas as valências da mesma…”, começou por enaltecer o autarca, que de seguida enumerou os motivos que terão levado o atual executivo da Junta a responder afirmativamente à abordagem: “Porque em Darque temos duas unidades (respostas sociais), porque temos estas instalações disponíveis e porque muitas pessoas não terão tido ainda a possibilidade de apreciar estas obras”, complementou.  

Por entre trocas de agradecimentos entre os representantes das altas instâncias diretamente envolvidas, surgiu, entre outras, uma premissa importante: a necessidade e disposição de envolver e levar a população, nomeadamente as escolas e centros de dia locais, à exposição que, até 3 de novembro, permanecerá na Casa das Artes. A ideia partiu de Augusto Silva e foi depois ‘acabada’ por Luiz Carlos Teixeira da Costa, que, por seu turno, abriu as portas dos espaços institucionais da APPACDM, a operar na freguesia, a alunos das escolas e beneficiários dos centros de dia. De acordo com o responsável, seria “interessante fazer visitas, partilhar conhecimentos, realizar trocas de experiências” entre alunos e utentes, algo que, “porventura, daria azo a uma nova exposição, talvez muito mais rica”. 

Refira-se que a iniciativa artística descrita terá ser apreciada em dias e horários já estabelecidos. Hoje, 26 de outubro, pode visitar o espaço e contemplar as várias criações entre as 15h e as 17h. Ainda em outubro, “Pontos de Fuga” poderá ser vista a 31, terça-feira, igualmente a partir das 15h e até às 17h. Deverão os interessados saber que a estada da exposição, em Darque, encerrará na manhã da quinta-feira seguinte, 2 de novembro. A abertura dar-se-á às 10h, enquanto que o fecho acontece pelas 12h.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.