Casimiro Pereira é o “Engenheiro do Ano de Viana”

A delegação distrital de Viana do Castelo juntou engenheiros do distrito num jantar de Natal durante o qual homenageou Casimiro Pereira.

A homenagem prestada pela delegação distrital de Viana do Castelo decorreu no passado dia 18 de novembro, durante o jantar de Natal e contou com a presença de atuais e antigos dirigentes da Ordem.

Vítor Correia, delegado distrital de Viana do Castelo, durante o seu discurso referiu que “com esta homenagem a Delegação Distrital de Viana do Castelo pretende valorizar o papel dos engenheiros do distrito, nomeadamente aqueles cuja carreira profissional é vocacionada para a criação e produção de valor acrescentado “create” e “made” em Portugal”.

Coube, no entanto, a Gilberto Santos, engenheiro mecânico, amigo de infância, a tarefa de fazer a introdução ao homenageado. Casimiro Pereira, licenciado em engenharia eletrotécnica, “dedicou uma vida à Efacec, fez parte da equipa, primeiro na empresa em S. Mamede de Infesta. Depois andou pelos cinco continentes a vender e dar apoio técnico aos produtos que a Efacec concebia, produzia e vendia.” 

No seu discurso de agradecimento, Casimiro Pereira mostrou-se sensibilizado com a homenagem. “Fico muito lisonjeado e enormemente agradecido por esta homenagem prestada pela nossa Ordem, de que me orgulho de ser membro efetivo,.”

O homenageado lançou, no entanto, o repto à delegação: “acho ser necessário implementar mais e melhores indústrias no nosso distrito; eu conheço bem o que é ter de fazer 150 km por dia, durante mais de 30 anos, para ter um emprego condigno. Julgo ser importante estreitar a colaboração entre a OE e as câmara municipais de todos os Concelho do nosso Distrito, de modo a potenciar o desenvolvimento do Alto Minho, que é o distrito mais pobre de todos os que se situam no litoral continental.”

Usou ainda da palavra o presidente da OERN, Bento Aires, que congratulou a delegação de Viana do Castelo pela iniciativa e enalteceu o papel e o trabalho do homenageado em prol da Engenharia e anunciou, ainda, que os “Roteiros de Engenheira” irão passar por Viana do Castelo, tendo como ponto de análise a “engenharia azul sustentável”.  

    O.E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.