A CDU apresentou, a bordo do Gil Eannes, a lista de candidatos a deputados por Viana do Castelo com vista às próximas eleições legislativas de 06 de outubro. O advogado e atual deputado pelo Porto, Jorge Machado, com 43 anos de idade, é o cabeça de lista.
A atual vereadora comunista na Câmara de Viana do Castelo, Cláudia Marinho (na foto ao lado de Jorge Machado), de 45 anos, é a n.º 2. Seguem-se, como efetivos, o advogado Romão Araújo, 30 anos, de Arcos de Valdevez; Cátia Cebolo, 36 anos, de Darque; João Correia, 59 anos, funcionário da Câmara de Viana e dirigente sindical; e Celina Sousa, 36 anos, de P. Coura. Rui Viana, 63 anos, presidente da Assembleia de Freguesia da cidade de Viana, é o mandatário .
Jorge Machado notou, a propósito, que, até agora, a CDU nunca teve ninguém eleito pelo distrito, mas tem sempre alguém que cá vem e depois coloca os problemas nas instâncias próprias, nomeadamente a Assembleia da República. Nesse sentido, considerou que, com alguém eleito por Viana do Castelo, haverá oportunidade de fazer ainda mais e melhor.
Ainda relativamente ao Alto Minho, identificou três questões essenciais. Uma refere-se à recente criação da empresa Águas do Alto Minho, com a presença do ministro do Ambiente e da “lição” que este deu, mas “no sentido do que não se deve fazer”. Afirmou, que, neste momento, há já municípios a batalharem para saírem de acordos como o que acabou de ser celebrado.
As outras questões têm a ver com as assimetrias que se verificam no país e mesmo no distrito defendendo que a solução está na regionalização; a mobilidade, com o comboio elétrico a ficar pela capital de distrito, bem como a questão da A28, do pórtico do Neiva e ligação ao porto de mar.