Cem anos do Rancho

No próximo sábado, dia 27 de maio, o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço vai comemorar os seus 100 anos de vida em prol do folclore. Simultaneamente e em parceria comemoram as bodas de prata da Ronda Típica de Carreço, que são 25 anos ao serviço também do folclore. E como diz o nosso povo não há duas sem três, assim temos também a participação do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, o qual para o ano comemorará as bodas de ouro dos seus 50 anos de folclore.

Do programa consta às 17h, missa solene e uma homenagem aos diretores e componentes falecidos, com romagem ao cemitério. Às 21h, na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, vai ter lugar o grande espetáculo de folclore associando a música popular com o Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, a Ronda Típica de Carreço, o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, o Filipe Gachineiro com música popular, o João Gigante, com o Phole e a dupla Salo e Pedro Mendes com cantares ao desafio.

Dificilmente se encontrará tanta matéria comemorativa num único evento como este, mas a maior relevância deste acontecimento é o facto de serem três instituições da mesma disciplina cultural, da mesma freguesia, todas em plena atividade e em colaboração na realização deste grande evento cultural de confraternização. 

Este é um momento alto para toda a comunidade de Carreço, digno dos maiores encómios e registos para a posteridade, por poder vivenciar este momento tão nobre quanto digno destas três instituições em prol da verdadeira fraternidade que envolve os povos. 

Podemos dizer que este não é o primeiro exercício de colaboração entre estas três instituições culturais, porque no ano passado tivemos o ensejo de assistir ao festival folclórico por ocasião das festas da Senhora da Graça onde a participação e o trabalho conjunto destas mesmas instituições carrecenses foi notório e deu origem ao primeiro festival de folclore de Carreço. 

Estão pois de parabéns estas três instituições. Mas estão duplamente de parabéns o Rancho, a Ronda e o Danças e Cantares, primeiro pelas suas efemérides que celebram e celebrarão, em segundo lugar pelo trabalho realizado em conjunto e pela união que manifestam com estas demonstrações públicas de fraternidade entre todos nós, atos estes tão queridos de todos nós e por sua vez tantas e tantas vezes esquecidos ou desprezados, neste mundo materialista em que vivemos. 

Uma vez mais parabéns, porque o folclore também está de parabéns.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.