Quase uma centena e meia de pessoas juntaram-se para apoiar a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo – APCVC, no passado dia 30 de novembro, através de um jantar solidário promovido pela Associação Aliança de Negócios – ADN.
Mariline Costa, presidente da ADN, afirma que a “forte adesão a este evento mostra que os vianenses são sensíveis às causas de solidariedade. (..) A época especial que se aproxima encontra-se imbuída de um espírito agregador e catalisador, onde nos sentimos ainda mais responsáveis e motivados para contribuir para mudar o pequeno mundo que nos é mais próximo, com iniciativas que estão ao nosso alcance. A nossa filosofia é dar para receber.”
Ao longo do ano, a ADN organiza e participa em eventos que ajudam a “semear o futuro”. E foi com este mote que organizou este jantar solidário para ajudar uma associação conterrânea, a APCVC.
A APCVC é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, fundada em 2005, cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e situações neurológicas afins, através do apoio e regime ambulatório – ARA, a 200 utentes do distrito de Viana do Castelo. O ARA é uma resposta social destinada a desenvolver atividades de avaliação, orientação e intervenção terapêutica e socioeducativa, junto de pessoas com Paralisia Cerebral a partir dos seis anos de idade.
A resposta aos utentes é dada não só no centro, na chamada reabilitação neuro-motora, mas também, nos diversos contextos de vida (educacional, laboral, residencial, etc.) quando necessário.
Neste momento, a direção da APCVC, com o apoio da Câmara Municipal, encontra-se a desenvolver esforços para adaptar/equipar um novo espaço que pretende ter em funcionamento, até meados de 2019, como Centro de Atividades Ocupacionais para 30 utentes.
A.