Centenário da Congregação das Irmãs Missionárias

Domingo, dia 24 de outubro, Dia Mundial das Missões, as Irmãs Missionárias do Espírito Santo, com casa em Souto do Monte, nesta paróquia de Alvarães, comemoram três datas muito importantes do seu historial centenário.

A Congregação foi criada há 100 anos, em França, pela Irmã Eugenie Caps, no dia 06 de janeiro de 1921, dia da festa da Epifania. Há 80 anos, esta ordem religiosa chegou a Portugal.

Há 60 anos, 09 de abril de 1961, as Irmãs Missionárias do Espírito Santo vieram para Alvarães, fixando-se numa quinta que lhes fora doada pelas irmãs Duarte Mendes, no lugar de Souto do Monte.

Ao longo destes sessenta anos é notória a sua obra, na catequese, na partilha, na dádiva, na educação e na cultura religiosa e na mensagem que permanentemente transmitem.
A Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo está implantada em 16 países de quatro continentes com uma obra missionária de desprendimento, de entrega, de vida e ação missionária.

Para comemorar esta efeméride foi celebrada uma Eucaristia na igreja matriz de Alvarães, concelebrada por vários sacerdotes, em ato de gratidão e ação de graças pelos 100 anos de missão e da sua chegada a esta paróquia, numa cerimónia muito vivida e em que participaram movimentos e associações da freguesia, assim como alunos que passaram ao longo destes anos pelo “patronato” das Irmãs.

Assembleia e Junta de Freguesia
No passado dia 17 de outubro, pelas 14h30 no salão nobre da autarquia, teve lugar a instalação da Assembleia de Freguesia de Alvarães e a tomada de posse do Executivo da Junta de Freguesia.

Para os próximos quatro anos, a Junta de Freguesia é composta por Fernando Martins, presidente; Marco Silva, secretário e Mariza Xavier, tesoureira.
No ato da tomada de posse esteve presente o Sr. presidente da Câmara Municipal, arquiteto Luís Nobre.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.