Centenário da morte de Guerra Junqueiro assinalado em Viana

“Guerra Junqueiro e Viana do Castelo” é o tema do colóquio que decorrerá no próximo dia 09, sábado, pelas 10h, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Este pretende assinalar o centenário da morte do escritor Guerra Junqueiro (1923-2023) com conferências sobre a passagem do escritor por Viana do Castelo.

Do mesmo fazem parte conferências, com moderação de Rui A. Faria Viana, diretor da Biblioteca Municipal. 

António José Barroso, professor aposentado com formação na área de História e autor de várias obras de investigação, falará d’ “Os livros de Guerra Junqueiro numa biblioteca vianense”. Henrique Manuel Pereira, professor na Escola de Belas Artes na UCP – Porto intervirá sobre “Guerra Junqueiro colecionador: entre Viana e Espanha”. Por sua vez, Manuel Curado, professor de Filosofia na Universidade do Minho, proferirá uma intervenção acerca de “Guerra Junqueiro e João da Rocha: Interesses Espiritualistas Comuns”.

Estas conferências procuram apresentar publicamente a investigação mais recente sobre as publicações de Guerra Junqueiro nos periódicos locais, como A Aurora do Lima, a relação do escritor com beletristas vianenses, caso de João da Rocha, os indícios da presença de Viana do Castelo nas obras literárias mais importantes do escritor e a reconstrução da vida vianense de Junqueiro nomeadamente o casamento, a participação em tertúlias e a vida quotidiana. 

A organização é da Câmara Municipal de Viana do Castelo.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.