Foram mais de mil os figurantes que desfilaram nas ruas de Caminha na noite de segunda-feira.
Depois do interregno ditado pela pandemia, a criatividade e a fantasia “explodiram”, quer no palco em que se transformaram as artérias da Vila, quer no público, que acorreu à vila de Caminha em elevado número.
Só a meteorologia teimou em não colaborar e a chuva apareceu, mas não levou a melhor. Vencida pelo entusiasmo de figurantes e público, juntou-se apenas à festa e o cortejo continuou. Praticamente ninguém arredou pé, também, na imensa moldura humana que se tinha formado desde cedo, e a animação continuou, até desfilar o último grupo, passando depois para a Rua Direita, como é também tradição por cá.
A expectativa era elevada e ninguém duvidava de que a adesão seria grande e o sucesso se iria repetir em 2023. Com provas dadas nos últimos anos de desfile, esta é sem dúvida uma aposta ganha para o concelho. E é assim desde a primeira edição: o grande Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha junta portugueses e galegos num enorme espetáculo de cor e som, mas sobretudo de alegria e beleza.
Houve prémios também e bem disputados, dificultando o trabalho do júri. O concurso Desfile de Carnaval 2023 “A Famosa cegada é o Carnaval em Caminha” é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e Comerciantes do concelho de Caminha. As categorias admitidas a concurso são: Individual – um único indivíduo disfarçado, ou até ao máximo de três indivíduos; Grupo – composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive; Comparsa – composto por mais de 30 indivíduos.
A avaliação foi realizada durante o desfile, com uma passagem em frente ao júri, que se encontrava junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João.