Centenas de pessoas visitam capelas e igrejas de Viana

As ruas de Viana viveram, uma vez mais, uma Quinta-feira Santa com visitas a capelas e igrejas que habitualmente estão fechadas.

Este ano, e ao fim de 15 anos, a capela de São Bento abriu as portas nesta noite. Carmo Pinho confessava que “acho muito bem que esta igreja abra. E devia continuar a estar aberta para que consigamos frequentá-la”.

A vianense manifestava que “costumo percorrer as capelas. Não consigo ir a todos, mas procura fazer sempre em número ímpar, apesar de não conseguir explicar a razão” para esta superstição.

Angelina Lima, com 74 anos, é natural de Viana e gosta de “cumprir a tradição”. “Como sou católica faz-me sentido visitar as igrejas e capelas e estar em oração”. Em relação à regra de cumprir a visita a capelas em número ímpar, Angelina garante que “para mim não faz sentido nenhum”. Apenas argumenta que esta iniciativa permite “encontrar pessoas que só vemos nesta época do ano”. Elegendo a Sé como espaço para “ficar a orar”.

Rosa Barbosa é uma frequentadora assídua da celebração da Eucaristia na igreja de são Bento, por isso não perdeu a oportunidade de visitar aquele templo na noite de quinta-feira Santa. “Esteve fechada, mas já está aberta talvez desde setembro e eu venho à missa aqui todos os domingos. Gosto muito deste espaço”.

A visita à capela e igrejas é já uma tradição e Rosa assegura que “cumprimos sempre”.

Na igreja de São Domingos, já depois das 22h,  fazia-se a Adoração do Santíssimo com a presença de dezenas de fiéis.

Na noite de ontem estiveram visitáveis 24 capelas e igrejas de Viana do Castelo.Foram elas a Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Igreja de São Francisco (Ordem Terceira), Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho), Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina e Igreja Paroquial de Monserrate, Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento. Estão ainda disponíveis para visita a capela do navio-museu Gil Eannes e a capela do Museu de Artes Decorativas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.