O Centro de Estudos Regionais apresentou no dia 28 de dezembro, o número correspondente ao ano de 2023 da revista “Estudos Regionais”. O lançamento público decorreu no Albergue de Peregrinos|Hostel de Santa Luzia, junto ao Santuário, tendo sido registasdo a presença de Manuel Vitorino, vereador da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A revista, mantendo a linha editorial definida e consolidada nos últimos anos, conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. O número abre com um artigo sobre a “Festa da Mimosa”, de Ana Lopes, Manuel José Fernandes e Raul Pereira, que constitui o primeiro estudo publicado sobre a história deste evento turístico, que se realizou nos meados do século XX, a propósito da floração da Acacia dealbata, vulgo mimosa. Nuno Abreu e Lima apresenta um estudo cuidado sobre a Capela de S. Brás, em Longos Vales (Monção), dando ênfase à condição de panteão da família Abreu. Evidenciando a dimensão regional da edição, encontramos artigos sobre o concelho de Ponte de Lima, Caminha, Paredes de Coura e Viana do Castelo. Na secção “Memórias e figuras” é publicado um apontamento sobre a vida política de José de Alpuim de Sousa Mendes, deputado e presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo no fim do século XIX, no ano em que se completa o 100ºaniversário da morte.
Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente por Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 224 páginas. O design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A revista está disponível na livraria do Centro de Estudos Regionais, aceitando-se solicitações para envio por correio postal normal.
Chamada de artigos para a edição de 2024
O CER publicará, no último trimestre de 2024, o 18.º volume (2ª série), da revista Estudos Regionais. Os interessados em publicar a remeter um resumo do artigo ou proposta de recensão até ao dia até ao dia 23 de fevereiro de 2024.
Aceitam-se propostas de estudos, ensaios, notas de investigação, recensões e leituras que sejam inéditos e se enquadrem no domínio das ciências sociais e humanas, sendo dada preferência a temas relacionados com a região do noroeste de Portugal. Os autores devem enviar um resumo até 15 linhas (150 palavras), que se refira ao objeto de estudo, enfoque teórico e às fontes ou sustentação empírica, acompanhado de três a quatro palavras-chave, para [email protected].