O executivo municipal aprovou hoje, em reunião ordinária de executivo, com a abstenção do PSD e sem votos contra, o projeto de execução, a despesa e a abertura de procedimento concursal para a construção do Centro de Saúde de Alvarães, que irá servir o Vale do Neiva. De acordo com as propostas aprovadas esta segunda-feira, a estimativa orçamental da empreitada é de 2,992 milhões de euros, com um prazo de execução de 540 dias.
Na reunião ordinária, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que a obra é dividida em três partes, estimando-se em cerca de 1 milhão de euros o valor para o arruamento principal e cerca de 1,7 milhões de euros para o edifício, para além de 300 mil euros para arranjos exteriores e estacionamento. O autarca assegurou ainda que pretende candidatar esta empreitada a financiamento.
Para a construção do futuro Centro de Saúde, a autarquia cedeu o terreno, na envolvente do cemitério da freguesia.
Recorde-se que atualmente a freguesia conta com as instalações provisórias da Extensão de Saúde de Alvarães. As instalações atuais permitem dar resposta aos anseios da população, numa solução encontrada para a freguesia que incluiu a instalação de uma unidade provisória, para a qual foram delineados circuitos de entrada e saída, dois gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento, duas salas de apoio e ainda uma área administrativa.
Na mesma reunião constaram também os planos de ação das Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias. Ficou-se a saber-se que Alvarães se desvinculou de uma comissão interfreguesias para ficar com uma comissão só respeitante a si.