O Centro Social e Cultural da Meadela adquiriu, recentemente, a Capela da Senhora da Penha, situada na Senhora d’Ajuda, com frente para Sul, com largo frontal, onde existe um velhinho cruzeiro e com traseiras para a rua de S. Vicente.
Em avançado estado de degradação, do conjunto faz parte um imóvel anexo, também ele muito degradado, mas ainda com elementos de interesse para um restauro integrado.
Desconhece-se a data concreta da construção da capela e isso é confirmado pelo historiador Almeida Fernandes, no livro “Meadela Histórica”, onde refere: “tratar-se-á de uma construção posterior a meados do século XVIII, mas sem referência à data da construção ou a outros pormenores”, porque, segundo o próprio Almeida Fernandes “não os possuía à data”.
A Lenda resumida da origem da devoção à Senhora da Penha: por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas, no dia 19 de maio, o peregrino Francês, Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de uma escarpada montanha, devido a uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam as suas imagens para não serem destruídas. Simão Vela, assim se chamava o peregrino, andou durante cinco anos à procura da mencionada serra, até que um dia teve indicação da sua localização e para lá se dirigiu.
Após três dias de intensa caminhada, pela razão de, segundo ele próprio, em seus êxtases, ouvir sempre a advertência divina: “Simão, vela e não durma!”, pelo que passou a adotar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido, escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu, sentada perto dele, uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava.
REVELAÇÃO
Foi um momento de profunda alegria e de reconhecimento da revelação divina. Emocionado e grato, Simão Vela reconheceu também que aquela Senhora que lhe revelara o lugar era, na verdade, Maria com Jesus em seu colo.
Porque o local onde a imagem foi encontrada ficava no cimo de uma serra muito alta no oeste da Espanha chamada “Serra da Penha de França”, que fica na província de Salamanca. E foi dado o nome de Nossa Senhora da Penha à imagem da Senhora, que é na verdade a mesma Virgem Maria, Mãe de Deus.
CONSTRUÇÃO
Simão Vela, ali construiu uma pequena capela e lá ficou a viver. A partir daí, um pouco por todo o mundo foram construídas capelas e outros templos em honra da Senhora da Penha e também em Portugal foram edificados vários e importantes templos erigidos em louvor da Senhora da Penha e várias capelas como esta particular na Meadela.
Por tudo isto, consideramos importante a aquisição da capela pelo Centro Social e Cultural, na perspetiva de que venha a ser restaurada para gáudio dos devotos da Senhora da Penha, preservando o património, que faz parte da nossa memória coletiva e dos nossos antepassados e também porque contribuirá para uma imagem mais consentânea com aquela área, cujas moradias laterais tem vindo a ser reconstruídas.