Centro Social e Cultural da Meadela assinala 40 anos

No passado dia 26 de novembro, o Centro Cultural e Social da Meadela celebrou 40 anos de existência, com uma cerimónia que decorreu no restaurante Quinta da Presa e contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.ª Fabíola Oliveira, a presidente do Centro Social e Cultural, Dr.ª Laurinda Figueiras, restantes membros da Direção, colaboradores do Centro Social e outros convidados. 

O Centro Cultural e Social da Meadela é uma Instituição de Solidariedade Social fundada em 1981, pelo entusiasta e empreendedor Nicolau Veríssimo, seu presidente, falecido há precisamente um ano (29 de novembro), que com um punhado de meadelenses pôs mãos à obra, que não parou de crescer nestes 40 anos, tendo as valências de Centro de Dia; Jardim de Infância; Creche «Alcofa»; Casa do Povo. Foi ainda construído o Pavilhão Desportivo da Meadela, que recentemente passou para a Câmara Municipal, com a contrapartida económica para o Centro Cultural e passou a chamar-se “Pavilhão Nicolau Veríssimo”, em  homenagem póstuma da Câmara Municipal. Refira-se ainda que há um ano atrás o Centro Social adquiriu a Capela da Senhora da Penha e seus anexos, para a qual tem em estudo um projeto de restauro e valorização.

Na cerimónia do 40.º aniversário começou por usar da palavra o presidente da Assembleia-geral, Sousa Pinto, que fez a cronologia da caminhada de 40 anos do Centro Cultural Social, iniciada há quatro décadas com o Centro de Dia para Idosos, e que foi crescendo com outras  valências, de grande qualidade e alcance social. Falou da Meadela e das suas estruturas e da necessidade de  uma residência para idosos (lar de idosos) que já era um sonho de Nicolau Veríssimo e da possibilidade de poder passar pela conversão da Casa do Povo, logo que construída a Unidade de Saúde da Meadela, que presentemente funciona na Casa do Povo. Saudou a presidente Dr.ª Laurinda Figueiras, a vereadora Eng.ª Fabíola Oliveira e todos os funcionários da Instituição e realçou a presença naquela cerimónia de dois dos fundadores, José Lopes e Fernando Marques, e referindo que duas figuras ficarão para sempre ligadas à Instituição: Nicolau Veríssimo e Mateus Carvalhido e concluiu “passaram 40 anos, mas a Instituição está mais forte e preparada para enfrentar os desafios presentes e futuros”.

No uso da palavra, a presidente Dr.ª Laurinda Figueiras começou por agradecer a presença da vereadora da Câmara Municipal, Eng.ª Fabíola Oliveira e todos os presentes.Lembrou Nicolau Veríssimo, com quem partilhou 15 anos da sua vida e deixou a promessa de o Lar para a terceira idade vir a ser uma realidade e que isso poderá passar pela conversão da Casa do Povo, o que será a cereja no topo do bolo a que disse ainda esperar assistir.

“É bom contar com as pessoas, porque quanto mais coesos formos, mais coisas faremos juntos. Espero que os novos tempos sejam tempos de ventura. Temos uma atividade cultural importante”, disse e lembrou o Grupo Coral e o contributo que o padre Dr.º Jorge deu para ele e concluiu que uma das necessidades mais prementes do Centro Cultural e Social é a aquisição de uma carrinha para transporte dos idosos, deixando um apelo à Câmara Municipal, através da vereadora Fabíola ali presente. 

Seguiu-se no uso da palavra a vereadora da Câmara Municipal, Eng.ª Fabíola Oliveira que começou por agradecer o convite e saudou todos os presentes. Disse da sua satisfação em estar nestas comemorações do Centro Social e agradeceu a toda a equipa de Centro Social pelo seu entusiasmo ao serviço desta Instituição que presta um relevante serviço social à comunidade, em áreas muito importantes e terminou prometendo diligenciar para que o pedido da carrinha para o transporte dos idosos do Centro, a que se referiu a Dr.ª Laurinda Figueiras seja uma realidade.

Seguiu-se a projeção de um vídeo elaborado pelos funcionários do Centro Social, relatando facetas da vida recente do centro e momentos de boa disposição vividos por todos, provando o excelente ambiente vivido no dia a dia do Centro Social. 

No final, houve um jantar convívio comemorativo, que decorreu num ambiente de sadia boa disposição e muita alegria por 40 anos de serviço à comunidade, com a  promessa de continuar para que muitos mais aniversários ocorram sempre com a desejada vitalidade da Instituição.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.