Cerimónias de Dia de Todos os Santos e Fiéis Defuntos

Apesar da chuva o cemitério paroquial da Meadela encheu-se de gente junto às campas dos seus ente-queridos, primorosamente embelezadas com belas flores, para os homenagear e rezar pelo seu eterno descanso.

Às 16 horas iniciaram-se as celebrações próprias do dia de finados, que se celebram no dia 02 de novembro, e foram presididas pelo nosso pároco Monsenhor Manuel Vilar.

Participaram a equipa de Liturgia e o Coro Paroquial, em homenagem a todos os que já partiram para a eternidade e gozam agora da Paz Eterna junto de Deus.

Depois de agradecer a presença de todos, mesmo com a ameaça da chuva, que não demoveu ninguém e que quiseram em estar ali, junto às suas sepulturas, em homenagem.
Seguiram-se as leituras e orações, próprias da cerimónia, intercaladas com cânticos e a proclamação do Evangelho, seguida de uma breve reflexão, a que se seguiu a cerimónia de aspergir com água benta «água benzida» as sepulturas, percorrendo todo o cemitério.

Ao findar esta cerimónia abateu-se uma chuva, quase diluviana, que levou a que a conclusão das cerimónias, por breves minutos, fosse debaixo de uma chuva intensa. O Monsenhor Vilar congratulou-se com a demonstração de carinho de toda aquela multidão, que apesar da chuva, ali estava para homenagear os seus ente-queridos já falecidos, prolongando assim o amor que em vida os uniu e que agora os continua a unir na perspetiva do reencontro definitivo na eternidade.

Disse também ser com alegria que verifica todo o carinho no arranjo das sepulturas cujas flores e velas acesas, constituem uma prova de carinho e afeto por aqueles que já partiram.

Realçou ainda a demonstração de carinho que a “União de Freguesias” tem pelo cemitério, a quem o povo chama de “Campo Santo” mantendo-o sempre arranjado e limpo, num gesto de amor para com todos quantos ali se encontram sepultados.

Por fim agradeceu à família Mesquita a montagem da instalação sonora, gesto que se repete todos os anos e que muito nos sensibiliza.

NOVA CARTA PASTORAL
No passado dia 18 de outubro, às 21 horas, no Salão de Festas do Centro Paroquial, o padre Renato Oliveira apresentou a nova Carta Pastoral do Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, para o anos pastoral 2019/2020 “SOMOS IGREJA QUE ACOLHE”.

Numa linguagem simples e objetiva, o padre Renato Oliveira, deu a todos os presentes uma panorâmica da nova Carta Pastoral do nosso Bispo, terceira e última do triénio 2017/2020, em que a Diocese está a comemorar os 40 anos da fundação.

Começou por referir, que esta Carta Pastoral será o nosso guia e orientará a nossa vida ao longo do Ano Pastoral. E, continuou: “esta não é uma Carta Pastoral no sentido que normalmente damos a uma Carta Pastoral, o nosso Bispo, apresenta na sua Carta Pastoral algo de prático. São fundamentos de teor Bíblico formativo, de grande conteúdo teológico. Nela encontramos orientações práticas, mas sobretudo algo para meditar ao longo do Ano Pastoral. É uma carta para ler pausadamente”.

O padre Renato realçou o facto de o D. Anacleto, começar a Carta Pastoral com uma Oração, colocando-nos assim a rezar no início da Carta.

Em seguida repassou sucintamente cada um dos VII capítulos da Carta e citando as “Bem Aventuranças” sintetizou: “sentimo-nos felizes porque somos acolhidos por Deus e colhendo à maneira de Deus, seremos verdadeiramente abertos para acolher os outros, na certeza de que Deus acolhe a todos e de um modo mais profundo os mais fragilizados”.
“Quanto mais o homem estiver afastado de Deus, mais precisa de estar no centro de ser acolhido, numa Igreja que para acolher precisa de ser uma Igreja de Perdão”.

CONVÍVIO
No dia 19 de outubro realizou-se o primeiro convívio entre os meadelenses, nascidos em 1949, que este ano completam 70 anos de vida.

O convívio teve lugar na Quinta da Presa, num ambiente de muita festa e alegria, pelo reencontro de velhos amigos de infância e juventude, onde foram contadas muitas histórias de uma vida de 70 anos, naturalmente com muitos momentos que se recordam com alegria e até saudade e que sempre se gosta de partilhar entre amigos.

Os organizadores dão os parabéns aqueles que aderiram a este primeiro encontro, esperando que no próximo ano a adesão seja ainda maior, para manter viva a amizade que nasceu na sua Infância e Juventude.

FALECERAM NA MEADELA
Mês de setembro
Dia 25 – António de Passos Rodrigues Pinto, de 75 anos de idade, residente na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo.

Mês de outubro
Dia 01, padre Manuel da Costa, de 90 anos de idade, residente na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Dia 04, António da Costa Morgado, de 66 anos de idade, residente na rua da Linha, freguesia da Meadela. Dia 05, José Lourenço de Melo, de 90 anos de idade, residente na rua Tomás Simões Viana, freguesia da Meadela. Dia 06, José Maria Silva Carvalho, de 71 anos de idade, residente na rua das Caramonas, freguesia da Meadela. Dia 10, Querubim Afonso Esteves, de 99 anos de idade, residente na rua Alfredo Reguengo, freguesia da Meadela. Dia 14, Julieta Rodrigues Gonçalves Lima, de 74 anos de idade, residente na rua Pintor José de Brito, freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.