Cerveira celebra quadra pascal com programação familiar

Entre 09 e 17 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta três eventos únicos, mas complementares, integrados na celebração da festividade da Páscoa e que prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos pela originalidade e animação. Pela primeira vez, o centro histórico vai estar decorado com cerca de 30 ovos gigantes e o Parque de Lazer do Castelinho vai ser palco de um doce e animado ‘Mercado da Páscoa’, a  ‘Queima de Judas’ também regressa.

O arranque desta programação pascal especial para as famílias acontece já no próximo sábado, 09 de abril, com as várias ruas do centro histórico de Vila Nova de Cerveira decoradas com motivos pascais únicos e muito criativos. São cerca de 30 ‘Ovos de Páscoa’ expostos em formato 3D gigante (1,5m a 2m de altura), executados por outras tantas associações, IPSS’s e juntas de freguesia, e que integram um concurso inédito lançado pela Câmara Municipal. As fotografias dos trabalhos serão disponibilizadas na página do Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira para que a votação seja feita pelo público (de acordo com as regras divulgadas na publicação), entre as 09h do dia 09 de abril e as 23h59 do dia 18 de abril. O vencedor será conhecido a 20 de abril e premiado com 500 euros. De salientar que, em caso de empate, o prémio será dividido em partes iguais pelos vencedores.

Já no fim de semana prolongado da Páscoa, entre 15 e 17 de abril, o Parque de Lazer do Castelinho acolhe o ‘Mercado da Páscoa’, que reunirá expositores de produtos gastronómicos alusivos à quadra festiva. Complementarmente, e desfrutando da beleza natural daquele espaço, a autarquia cerveirense preparou um conjunto de atividades com grande enfoque no público infantojuvenil, proporcionando a partilha de experiências que vão afirmar Vila Nova de Cerveira como um roteiro imperdível na celebração da Páscoa. De entrada livre, os três dias de Mercado da Páscoa vão ter a tradicional e animada Caça aos Ovos, oficinas de pintura de ovos, workshop de cestinhas de Páscoa, de decoração de bolachas e de ovos mexidos, além de espetáculos de dança e de magia, uma Hora do Conto ao ar livre, pinturas faciais, insufláveis e a venda de doçaria típica. As atividades decorrem entre as 10h e as 19h, de sexta-feira a domingo de Páscoa.

No Sábado, dia 16 de abril, às 23h30, o centro histórico vai ser palco de uma edição arrojada da ‘Queima de Judas’, uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular e de pendor judaico cristão, em formato de espetáculo de teatro comunitário produzido pela Companhia de Teatro Comédias do Minho. Judas é condenado à fogueira, expurgando-se através do fogo os maus acontecimentos do ano passado. Antes do momento simbólico da morte de Judas, é lido o seu testamento, no qual é deixado à Vila um conjunto de conselhos, determinações e críticas, que, de uma forma jocosa, nos ajudam a refletir sobre alguns dos problemas e acontecimentos sociais e políticos do nosso tempo.

No âmbito religioso, o destaque vai para a secular Procissão do Senhor dos Passos que, na quinta-feira santa, pelas 21h, percorre as ruas do centro histórico da vila, numa Via-Sacra aos sete nichos da Paixão de Cristo, onde se fazem ouvir os cânticos da Verónica, dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia, além das cerimónias religiosas nas várias paróquias do concelho.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.